Rodrigo Westeuser: Manotas Musicais que encheram os olhos, os ouvidos e a imaginação

Rodrigo Westeuser: Manotas Musicais que encheram os olhos, os ouvidos e a imaginação
Continua Depois da Publicidade

 

O Grupo Trampulim, lá de Belo Horizonte, em seu site se define como: “Palhaço, circo, música, artes cênicas, renovação, criatividade. O Grupo Trampulim é tudo isso misturado”. E eles, de fato, são tudo isso e muito mais.
O grupo foi criado em 1994 e especializou-se na linguagem do palhaço (clown). Aliada à música e à improvisação, essa linguagem é o eixo artístico dessa companhia. Eles estiveram no SESC Gravataí no dia 05 de Abril com o espetáculo Manotas Musicais.

Continua Depois da Publicidade

 
No espetáculo, os palhaços Benedita Jacarandá, vivida por Adriana Morales e Sabonete, fruto do ator Tiago Mafra, agora resolveram que são músicos clássicos. Para isso convidam uma banda composta por três exímios paspalhos, vividos pelos talentosos Maria Milagros Vazquez, Poliana Tuchia e Rafael Protzner. O que era para ser um grande ‘concerto’, se converte numa “Manota Musical!” Não satisfeitos, Benedita e Sabonete querem ser maestros! A orquestra? É a plateia. “Manotas Musicais” nasce do uso da música como ferramenta de jogo para o palhaço. Com um repertório eclético, jogos musicais e gags tradicionais de palhaço, Benedita e Sabonete conduzem o espetáculo a um momento final grandioso e espetacular.

 
A direção do espetáculo feita por Fernando Escriche mostrou-se primorosa e muito cuidadosa com todos detalhes. A concepção inclui o público na cena o tempo todo e usa as intervenções de quem assiste para construir novas situações cênicas. Ao chegarmos no teatro, fomos arrebatados pelo cenário grandioso e muito bonito, criado por Flávia Mafra e pelo próprio Grupo. Nem bem havíamos sentado, fomos chamados – eu e mais 3 amigos teatreiros, por coincidência – pela produção para um pedido especial: Alcançar alguns objetos do palco para a plateia, no final do espetáculo, quando os atores proferissem a frase-senha “Águia 2 a postos”.

Continua Depois da Publicidade

 
Durante todo o transcorrer da peça fomos surpreendidos por clarinetes e violoncelos em cena, por jogos cênicos muito bem arranjados e por interpretações primorosas, inclusive no quesito da interação musical com a cena. Vimos situações hilárias que só o palhaço consegue explorar, risos descontrolados de quem assiste, enfim, o que há de melhor na técnica da palhaçaria e do fazer teatral.

 
Quando já nos encaminhávamos claramente para o final da peça, veio a tão esperada frase-senha: Águia 2 a postos”. E nisso, os atores abriram caixas enormes que compunham o cenário e delas começam a tirar muitos tambores, lançá-los para nós, que deveríamos alcançá-los para a plateia. Surpreendentemente, havia tambores para todos que assistiam. O público, sob a regência destes palhaços-maestros, se transforma numa grande orquestra musical. Foi uma farra musical, teatral, uma festa de vida vibrando forte. Todos sorrindo, brincando, jogando, totalmente entregues.

Continua Depois da Publicidade

 
Ponto para o grupo por se prestar a fazer um bate-papo com o público por cerca de 15 minutos, levando mais informações do trabalho e do processo deles, das dificuldades, uma verdadeira aula. Ainda, como se não bastasse, ao sairmos do teatro encontramos uma lojinha montada vendendo produtos do Grupo Trampulim, DVDs dos espetáculos e doce-de-leite mineiro, embalado na palha de milho. Eu, obviamente, não resisti e comprei logo dois.
Como descreve a sinopse, “Manotas Musicais” é uma jornada recheada de humor, diversão e surpresas.

 

PS: Significado de manota: Ato falho, dizer ou fazer algo inconveniente e geralmente prejudicial ao próprio autor, cometer uma gafe, um “fora”, uma “mancada”.

Continua Depois da Publicidade

http://www.trampulim.com.br
www.facebook.com/GrupoTrampulim

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Estação Fandangueira será uma das atrações do 36º Aniversário de Glorinha

Estação Fandangueira será uma das atrações do 36º Aniversário…

  No mês de maio, o município de Glorinha completa 36 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura, através da Secretaria…
Identificados mãe e filho moradores de Gravataí que morreram em acidente na BR-290

Identificados mãe e filho moradores de Gravataí que morreram…

  Foi confirmada na tarde desta sexta-feira (19) a identidade de mãe e filho moradores de Gravataí que morreram em um…
Para manter projeto sociocultural, grupo de Gravataí busca apoiadores

Para manter projeto sociocultural, grupo de Gravataí busca apoiadores

  Criada em Gravataí com a proposta de incentivar a formação de bons cidadãos, acesso à cultura e uma visão positiva…