• Geral
  • 26 de maio de 2020

Rio Grande do Sul tem 1205 casos de coronavírus não contabilizados pelo Palácio Piratini

Rio Grande do Sul tem 1205 casos de coronavírus não contabilizados pelo Palácio Piratini
Continua Depois da Publicidade
Dados do Piratini estão defasados em relação aos divulgados pelas prefeituras. Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

 

O Rio Grande do Sul já registrou um total de 7.764 casos de coronavírus. Este é o número apontado pela soma dos dados disponibilizados pelas secretarias municipais da saúde, até o fechamento desta reportagem às 11h desta terça-feira (26). No entanto, de acordo com o site da Secretaria Estadual da Saúde, o total ainda é de 6559.

Continua Depois da Publicidade

Gravataí é uma das cidades em que, proporcionalmente, os dados do Governo do Estado estão mais defasados. Enquanto o Palácio Piratini registra 35 casos no município, o número apontado pela Secretaria Municipal da Saúde é 75% maior, com 63 diagnósticos. O registro estadual foi superado pela cidade no dia 15 de maio.

O governo gaúcho, no entanto, registra três óbitos em Gravataí, o mesmo número confirmado pelo município, sendo que a terceira morte foi confirmada no dia 20 de maio. Nesta data, Gravataí já havia registrado 42 casos de covid-19.

Continua Depois da Publicidade

Em relação a Cachoeirinha, novamente os dados estão incorretos. Enquanto o município registrou 72 casos, o estado ainda marca 66. Mas a desatualização é menor, o dado corresponde ao dia 21 de maio.

Se Gravataí está entre as cidades em que os dados estão mais desatualizados na proporção, não é, no entanto a com a maior discrepância em números absolutos. Segundo a Secretaria da Saúde de Porto Alegre, 1014 moradores da capital já testaram positivo para a covid-19.  Segundo o Piratini, foram 603, uma diferença de 411 pessoas.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com o site do Governo do estado, a velocidade do avanço da doença, o estágio da evolução e a incidência de novos casos sobre a população são indicadores utilizados na avaliação para a classificação de risco em cada região. Junto com a capacidade de atendimento, este números balizam as bandeiras que determinam os serviços que podem funcionar e as medidas de segurança que devem ser tomadas.

Nossa reportagem questionou a Secretaria Estadual da Saúde sobre a falta de informações atualizada. A assessoria de imprensa da secretaria respondeu por email. “O Estado trabalha com os dados epidemiológico oficiais, ou seja, aqueles confirmados pelos sistemas de notificação da Saúde”

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Mãe e filho morrem em acidente na BR-290; veículo tinha placas de Gravataí

Mãe e filho morrem em acidente na BR-290; veículo…

  Foi confirmada na madrugada desta sexta-feira (19) que as duas vítimas de um acidente na tarde desta última quinta-feira (18),…
Prefeitura inicia força-tarefa contra o descarte irregular de lixo em Gravataí

Prefeitura inicia força-tarefa contra o descarte irregular de lixo…

  A Prefeitura de Gravataí iniciou, no início da semana, ações de limpeza nas extensões da Avenida Marechal Rondon e Rua…
Copa de patinação reunirá atletas do RS e de SC em Cachoeirinha

Copa de patinação reunirá atletas do RS e de…

  No dia 4 de maio, haverá a 18ª edição da Copa Sobre Rodas, em Cachoeirinha. O campeonato de patinação, que…