Rede estadual de ensino inicia o ano letivo no dia 23 de fevereiro

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Entre os dias 8 e 17, ocorrem os Estudos de Recuperação, que já estão sendo organizados pela 28ª Coordenadoria Regional de Educação, de Gravataí. Foto: Divulgação/Seduc

As aulas da rede estadual de ensino começam no dia 23 de fevereiro. Conforme o calendário escolar de 2023, o recesso ocorre entre os dias 19 e 30 de julho e o segundo semestre do ano letivo acontece de 31 de julho a 22 de dezembro. De 8 a 17 de fevereiro serão promovidos os Estudos de Recuperação. Conforme a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), nesse período, o foco será a recuperação das aprendizagens, no combate à evasão escolar e fortalecimento da permanência do aluno em sala de aula.

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A ação será realizada com os alunos que apresentaram resultado inferior à média anual e/ou com frequência menor que 75% em 2022. Será uma oportunidade adicional para que o estudante recupere as aprendizagens que necessita para o próximo ano letivo, possibilitando a sua aprovação, caso atinja os índices exigidos.

Na sexta-feira (27/1) iniciaram os encontros entre as Coordenadorias Regionais de Educação e as equipes diretivas das escolas de todo o estado, com o objetivo de discutir orientações e alinhar as propostas para a realização dos Estudos de Recuperação.

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Na 28ª CRE, de Gravataí, a semana de trabalho será intensa com as equipes diretivas da região. Conforme a coordenadora, Marilza Pacheco, existe a compreensão nas escolas da região sobre a importância das atividades para a recomposição de aprendizagens comprometidas. “Não se trata de aprovação automática, se trata, sim, de priorizar o objetivo do aluno na retomada de habilidades e competências para o ingresso no ano letivo de 2023”, explica.

A diretora Marta Veiga, da Escola Presidente Kennedy, de Cachoeirinha, esteve presente no encontro de mobilização e destaca o papel das equipes diretivas das escolas no trabalho de reintegração dos alunos no ambiente escolar. “É trabalho de formiguinha convencê-los a voltar para escola e se apropriar dos conteúdos. Por isso, acredito que nossa escola está bem encaminhada para dar estas oportunidades às crianças e jovens”, frisa.

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*Com informações do Governo do Estado.

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