Rauter Química completa 75 anos em meio à maior expansão da sua história

Rauter Química completa 75 anos em meio à maior expansão da sua história
Continua Depois da Publicidade
Foto: Divulgação

“Cumprir o que prometemos e só prometer o que conseguimos cumprir” é o que a vice-diretora executiva da Rauter Química, Alessandra Rauter, diz ser o maior atributo da empresa, que está prestes a completar 75 anos de atividades. Com base e fábrica em Gravataí, a sociedade familiar, fundada em 1947 por Luiz Adolfo Rauter, passa pela maior expansão da sua história.

Continua Depois da Publicidade

Já em fase final de obras, a expansão da Rauter conta com instalações administrativas novas, mas, principalmente, com a ampliação de espaços de armazenamento de tanques e estocagem de material pronto. “A empresa cresceu muito nos últimos anos. Estamos numa crescente e a sede atual acabou ficando pequena para o tamanho que estamos tomando”, explica Alessandra.

O novo pavilhão, segundo a vice-diretora, é do mesmo tamanho do atual. Além disso, há também novidades na parte produtiva. O projeto dispõe de uma nova área de misturas e um laboratório. “Tudo isso está sendo construído para o final do primeiro semestre do ano que vem”, revela.

Continua Depois da Publicidade

Alessandra ressalta que a expansão foi agraciada pelo FUNDOPEM, iniciativa de isenção fiscal do Governo do Rio Grande do Sul. A proposta do instrumento é incentivar o crescimento socioeconômico das empresas do Estado.

A Rauter na pandemia

Continua Depois da Publicidade

Embora o projeto para a expansão seja anterior ao período pandêmico, Alessandra conta que o plano inicial era para que as obras começassem no primeiro trimestre de 2020, época em que o mundo parou por conta da Covid-19.

Apesar disso, a Rauter não ficou parada. Por ter na logística uma de suas forças principais, a empresa foi contatada por fabricantes de álcool em gel para que fizesse o transporte e distribuição do álcool etílico, insumo principal para a produção do item mais usado na luta contra o coronavírus.

Continua Depois da Publicidade

75 anos de história

Com origem em Porto Alegre, a Rauter nasceu após o fundador decidir empreender na área de produtos químicos, na qual já tinha experiência e conhecimento. Em 1970, acontece a mudança para Gravataí e a empresa chega no Distrito Industrial antes mesmo dele ter esse nome ou formato.

Continua Depois da Publicidade

Apesar da dificuldade de comunicação com o Centro da cidade, por conta da estrutura da época, aos poucos a Rauter foi firmando raízes e plantando relações que colhe até hoje, conforme Alessandra. Para a vice-diretora, estes 75 anos da companhia são baseados na relação de confiança com colaboradores e clientes.

Nos últimos 20 anos da Rauter, o crescimento foi acompanhado por reconhecimentos. Em 2005, a empresa foi certificada com o ISO 9001, que é renovado anualmente. Em 2020, foram colocados painéis de força solar na fábrica, o que trouxe a certificação ISO 14001, demonstrando comprometimento com a sustentabilidade ecológica.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…
Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela ONA

Hospital Dom João Becker revalida certificação de qualidade pela…

  O Dom João Becker obteve a revalidação de seu certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que atesta a…