Promessa do Futsal, gravataiense Juninho se prepara para seu primeiro ano como profissional

Promessa do Futsal, gravataiense Juninho se prepara para seu primeiro ano como profissional
Continua Depois da Publicidade

Dois Campeonatos Gaúchos, um vice-mundial e um vice-estadual, este pode ser o resumo das três temporadas de Juninho jogando pela Associação Carlos Barbosa de Futsal, ACBF, para quem está mais acostumado com o Futsal. Todo este currículo, o garoto de Gravataí ostenta com apenas 20 anos. O título da Liga Gaúcha Sub-20 veio no último domingo, quando a ACBF aplicou 4×0 sobre o São José de Inhacorá.

Continua Depois da Publicidade
Juninho durante partida disputada contra a equipe do Barcelona. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

O time que iniciou a partida tinha Guilherme, Gustavo, Sheldon, Juninho e Pedro Carioca. Canhoto, Juninho atua pela ala direita. A festa do título também marca o encerramento do ciclo do atleta pela ACBF, clube de uma cidade que respira futsal.

“Foi uma experiência diferente, cheguei lá nem acreditava. Depois de um tempo vi que tava realizando um sonho, por aparecer na tv e também qualquer lugar que eu vou todo mundo pergunta. Uma honra vestir a camisa da ACBF, um sonho da maioria dos jovens é vestir a camisa da ACBF, sou grato por tudo”, relata o jovem.

Continua Depois da Publicidade

José Junior Motta Costa é do bairro Monte Belo, em Gravataí. E foi nas quadras da Escola de Futsal E.F.A.B, também em Gravataí, que Juninho de seus primeiros chutes. “Comecei com 8 ou 9 anos não lembro bem, fiquei até 2014 na escolinha, depois fui pro campo, fiquei um tempo, depois voltei pro futsal, joguei na Afusca (Associação Futsal de Cachoeirinha) em 2016 numa equipe adulta”, lembra.

Do campo para a quadra

Sobre a passagem pelo futebol da campo, o atleta avalia que foi importante, já que o futebol nos gramados lhe agregou força e também resistência. Em 2017, ele iria jogar em uma outra equipe do interior do Rio Grande do Sul, mas o destino tinha outros planos. Um amigo tinha o telefone do fixo Marlon, na época, capitão da ACBF. O jogador conseguiu um teste para Juninho, que foi aprovado.

Continua Depois da Publicidade

Marlon, junto com Mithyuê (que teve passagem pelo time de campo do Grêmio) se transformaram em inspirações para o jovem promissor, mas não as principais. “Minha maior inspiração é minha família, levo eles em primeiro lugar em tudo”, explica.

Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Em nossa entrevista, Juninho informou que está deixando a ACBF, mas não revelou seu futuro, apenas que seu empresário está resolvendo a situação. Ele também contou que a ansiedade é grande. “Vai ser meu primeiro ano de adulto, espero me dar bem aonde eu for”, revelou.

Continua Depois da Publicidade

Antes de encerrar nossa conversa, o jogador pede para mandar uma mensagem. “Tenho muito agradecer minha família e dois cara que me ajudam sempre, e que me ajudaram no tempo que fiquei lá”. O primeiro é Eduardo Pappen Mendes, “um amigo meu que tá sempre junto, me levando pra Carlos Barbosa, me acompanhando, em todos jogos. Ele que me levou lá. Não conhecia nada. Depois foi sempre ajudando a me manter durante as temporadas”.

O outro é Gilson Laerte da Silva. “Sou amigo do filho dele desde pequeno, convivia sempre lá na casa deles desde criança. Ele sempre me falou que ia me ajudar, conhece a minha família bem. Ele me ajuda quando pode. Me dá uma grande força”, agradece o jogador.

Continua Depois da Publicidade

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí tem representante no Campeonato Gaúcho de Futebol de Salão

Gravataí tem representante no Campeonato Gaúcho de Futebol de…

Gravataí tem representante ativo na atual temporada na Série C profissional do Campeonato Gaúcho de Futebol de Salão. O AGEC Gravataí…
Jogos Escolares Municipais de Gravataí têm seus campeões do futsal

Jogos Escolares Municipais de Gravataí têm seus campeões do…

A Prefeitura de Gravataí concluiu, na última semana, a etapa final de futsal dos Jogos Escolares Municipais. As partidas foram organizadas…