Projeto de inclusão resulta em intercâmbio entre escolas de Gravataí

Projeto de inclusão resulta em intercâmbio entre escolas de Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

Após desenvolverem atividades referentes à Língua Brasileira de Sinais (Libras), na última quinta-feira (5), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente João Goulart visitou a EMEF Bilíngue para Surdos, em Gravataí. A ação, que envolveu alunos do 2º ano de ambos os colégios, foi o encerramento do projeto “A interface do mundo com a cultura surda: o despertar para Libras nos anos iniciais”.

Continua Depois da Publicidade

Conforme os organizadores, a ideia de acolher o projeto surgiu quando os estudantes da EMEF João Goulart demonstraram interesse pelo estudo de Libras. A curiosidade surgiu com a apresentação da música “Nunca pare de sonhar – Sementes do Amanhã”, de Gonzaguinha, na festa de aniversário da instituição. 

Depois de conhecerem a Língua Brasileira de Sinais, e a fim de encerrar o projeto inclusivo, foi feita uma visita dos estudantes à EMEF Bilíngue para Surdos, onde os alunos puderam interagir, se comunicar por meio das sinalizações, lanchar e se divertir na pracinha da instituição.

Continua Depois da Publicidade
Os alunos do 2° ano de ambas as escolas tiveram um momento de interação. Foto: Divulgação

“Esses momentos de interação foram fundamentais para todas as crianças e professores presentes. Ambas as escolas realizarão a continuidade do projeto e, em breve, a escola Bilíngue para Surdos realizará uma visita à EMEF Presidente João Goulart, para que os alunos surdos possam vivenciar uma nova experiência”, relatou a supervisora Eveline Pacheco.

O projeto foi executado por Maria Angélica Pacheco, acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva: Tradução e Interpretação da Libras – Língua Portuguesa, da Faculdade Uníntese.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da Prefeitura de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para este mês em Cachoeirinha

Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que o período de recesso escolar, inicialmente…
Em Gravataí, escolas municipais e estaduais ficarão sem aulas até sexta-feira

Em Gravataí, escolas municipais e estaduais ficarão sem aulas…

  Devido a necessidade de restabelecimento das escolas, por conta das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, estão…
Rococó Produções vai apresentar espetáculo gratuito para as crianças em Gravataí

Rococó Produções vai apresentar espetáculo gratuito para as crianças…

  No dia 23 de abril, a Rococó Produções Artísticas e Culturais irá apresentar um espetáculo gratuito para as crianças, em…