• Geral
  • 6 de julho de 2021

Professores e alunos da Unisinos reforçarão o Hospital Dom João Becker

Professores e alunos da Unisinos reforçarão o Hospital Dom João Becker
Continua Depois da Publicidade
Estágios iniciarão na próxima semana. 

A relação entre o Dom João Becker e a Unisinos se amplia. Além do recente anúncio da chegada de médicos residentes em Medicina Intensiva (UTI) e Cirurgia Geral, previsto para o início de 2022, o hospital vai abrir espaço para professores e alunos da graduação participarem do dia a dia no hospital, com estágios em clínica médica, a partir das próximas semanas. Mensalmente, um grupo de doze alunos vai viver a rotina do Dom João Becker e auxiliar o corpo clínico no atendimento de pacientes, sob a coordenação dos professores Dra. Thais Secchi e Dr. Rafael Beltrame.

Continua Depois da Publicidade

Para o Hospital, a união com uma instituição como a Unisinos vai potencializar a qualidade da assistência oferecida para a comunidade de Gravataí. “A academia dentro do hospital estimula a qualificação constante, visto que os alunos vão questionar, novas possibilidades diagnósticas poderão surgir e é preciso ter as respostas”, afirma o diretor médico do Dom João Becker, Dr. Fernando Issa. Segundo ele, todos saem ganhando: o futuro médico, o Dom João Becker e, principalmente, o paciente.

De acordo com professores da Unisinos, a presença no hospital permite colocar em prática inovações que o curso já promove aos futuros médicos. “Em nossa graduação estimulamos o uso do ultrassom no beira leito, o que favorece o diagnóstico. E é bem provável que futuramente os médicos deixem o estetoscópio e passem a carregar o seu próprio aparelho de ultrassom”, comenta Rafael Beltrame. Segundo ele, daqui a alguns anos será corriqueiro ter o aparelho conectado ao celular do médico, facilitando o manuseio e proporcionando mais segurança para a perfeita análise do paciente.

Continua Depois da Publicidade

HUMANIZAÇÃO – Esse atendimento junto ao leito também favorece o tratamento. “Poderemos evitar, muitas vezes, o deslocamento do paciente da ala de internação para a realização de exames”, destaca Thaís Secchi. Isso também faz parte do processo de humanização proposto pela Universidade. De acordo com a Unisinos, o curso de Medicina busca a formação de um médico sensível e capaz de escutar, apto a utilizar tecnologias apropriadas em cada nível de atenção, segundo os princípios do SUS.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o município de Alvorada

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o…

  Uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e o CTG Aldeia dos Anjos possibilitou a destinação de roupas para o município…
Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…
Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…