- Geral
- 6 de fevereiro de 2020
Professores da rede municipal participam de seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular
O Teatro do Sesc recebeu cerca de 600 professores da rede municipal de Educação Infantil nesta quarta-feira (05), durante o seminário “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na prática”. E evento foi promovido pelo núcleo de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de Gravataí.
“Reunimos professores e entidades de educação. A ideia é que o seminário permita a ampla participação do setor educacional, contemplando diferentes segmentos. Ela, a BNCC, garante que todos recebam uma educação de qualidade, sem diferenças”, disse a secretária de Educação, Sonia Oliveira.
A programação incluiu palestras sobre “Ludopedagogia em sala de aula” com a compositora, produtora cultural e arte-educadora Rosy Greca. “A introdução do lúdico na vida escolar do educando é uma maneira muito eficaz de perpassar pelo universo infantil para imprimir-lhe o universo adulto, nossos conhecimentos e principalmente a forma de interagirmos. A atividade lúdica é muito importante para o desenvolvimento sensório-motor e cognitivo, desta forma, torna-se uma maneira inconsciente de se aprender, de forma prazerosa e eficaz”, conta.
No encontro, também foi abordado o tema “A Educação Infantil na perspectiva da BNCC” com a professora Alessandra Pereira Pedroso da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) RS. “Mudanças significativas para a educação brasileira devem ocorrer, de forma prática, nos próximos dois anos. Pelo menos no que diz respeito a medidas para melhorar a aprendizagem escolar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio”, explica.
A diretora pedagódica da Smed, Magda Eli, falou da importância do Seminário para rede municipal. “Reunir os professores no formato de seminário é trabalhar a rede em rede e, assim, proporcionar um intercâmbio de relações e saberes para ampliar horizontes da prática pedagógica”.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).
*Informações da Prefeitura de Gravataí