Procurado por homicídio e integrante de grupo que ameaça moradores em Gravataí; polícia prende criminoso em SC

Procurado por homicídio e integrante de grupo que ameaça moradores em Gravataí; polícia prende criminoso em SC
Continua Depois da Publicidade
Ele foi capturado em Florianópolis.

Chegou ao fim a fuga de um criminoso de 22 anos que perdurou por quase três anos. O acusado foi preso nesta última quarta-feira (22) por policiais civis da divisão especial de capturas de Santa Catarina. O acusado foi detido em Florianópolis e esconde um passado relacionado a mortes e intimidações a moradores de Gravataí, principalmente do Loteamento Princesa, na parada 102.

Continua Depois da Publicidade

Segundo a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Gravataí, ele é apontado como um dos autores da morte de Djovany Teixeira Macedo, de 21 anos, ocorrida no dia 16 de outubro de 2018, no mesmo loteamento. A vítima foi encontrada no meio da rua. Ele apresentava ferimentos por arma de fogo. Se não bastasse, o acusado também teria participado da tentativa de execução de Augusto Maia Santos Aires, ocorrida no mesmo dia que Djovany foi morto. 

A violência com qual o grupo tratava desavenças em relação ao tráfico de drogas também foi sentida pelos moradores da área, que passaram a ser ameaçados para que o silêncio sobre as atividades criminosas prosseguissem. Além disso, a investigação da Polícia Civil de Gravataí revelou também a expulsão de moradores de suas casas. Em alguns casos os criminosos tomavam as residências para a armazenagem e venda de drogas. Com os moradores amedrontados, os criminosos também se exibiam com armas nas ruas, em plena luz do dia. 

Continua Depois da Publicidade

Liberdade no princesa

Não demorou muito para que a investigação sobre a morte de Djovany e a tentativa contra Augusto avançasse e os policiais civis, além concluirem a investigação para os crimes, montassem uma operação para dar fim a ação desenfreada dos criminosos, que figuravam a subida dos índices de crimes na cidade.

Foi na manha do dia 31 de outubro que a Delegacia de Homicídios desencadeou a Operação Liberdade. Dos cinco procurados na operação, quatro foram presos. Eles, com idade entre 18 e 25 anos, possuíam ligação direta com o tráfico de drogas. No entanto, conforme apurou a investigação, a morte de Djovany não tinha relação com o tráfico, mas sim havia sido dada por motivo passional. Um dos amigos da vítima estaria se envolvendo com a namorada de um dos criminosos, alvo da operação, que por vingança, decidiu pela execução de Djovany e do amigo. 

Continua Depois da Publicidade
Crime estampou os principais jornais do mundo. Na capa, o jornal britânico Mirror traz detalhes do caso. 

Repercussão internacional 

A Operação Liberdade não só devolveu o sossego ao moradores do Princesa, mas também deu à polícia um bônus. Entre os presos estava o criminoso Moises Uilian da Silva Silveira, vulgo Dragão. Segundo a investigação, ele foi o responsável por um crime, meses antes, que gerou repercussão internacional. 

Na época, dois primos foram filmados cavando a própria cova, e em seguida sendo mortos a tiros. A crueldade foi além, quando os criminosos atearam fogo nos corpos, exibindo armas e fazendo menção à facção na qual pertenciam. O caso foi amplamente divulgado e estampou os principais jornais do mundo.

Continua Depois da Publicidade

O crime havia ocorrido no bairro Xará – território da mesma facção que controlava o tráfico no Princesa. Desde então o último foragido do bando era o rapaz preso em Santa Catarina. Ele foi detido e apresentado na delegacia local. Em seguida deve ser transferido ao RS. A polícia não divulgou o seu nome.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação por conta da cheia do Rio Gravataí

Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação…

  A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu às 23h30 desta quarta-feira (01) um novo alerta de risco de…
Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí; confira os pontos de doação

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí;…

  Com as previsões apontando para um aumento no volume de chuvas nos próximos dias, a Prefeitura intensifica sua campanha de…
Gravataí declara situação de emergência

Gravataí declara situação de emergência

  O prefeito Luiz Zaffalon emitiu na noite desta terça-feira (30) um decreto que coloca Gravataí em situação de emergência devido…