• Geral
  • 8 de outubro de 2019

Prefeitura vai substituir ponte na Estrada Municipal; acesso à Neópolis só pela ERS-020

Prefeitura vai substituir ponte na Estrada Municipal; acesso à Neópolis só pela ERS-020
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí/Divulgação

Em razão do grande volume de chuvas nos últimos dias, e com o comprometimento das cabeceiras da ponte da Estrada Municipal, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), antecipou o cronograma de obras para a substituição da travessia. A Estrada Municipal, que liga a avenida Itacolomi até a ERS-020, no Bairro Neópolis, ficará parcialmente interrompida por pelo menos durante os 30 dias de trabalho. Assim, o acesso ao bairro só é possível pela ERS-020.

Continua Depois da Publicidade

Segundo o engenheiro da Prefeitura, Guilherme Ósio, após a limpeza do terreno para substituição da ponte existente ocorreu a elevação do nível do arroio, devido aos altos índices de chuva da semana passada. “Como o terreno estava exposto, sem proteção de margem, houve erosão nas bordas e um colapso de parte da parede de sustentação da ponte existente.”

Ele explica que a substituição da estrutura já estava prevista. “A ponte já estava com as suas condições ruins. Além disso, a sua largura é inadequada para a pavimentação. Estávamos iniciando o trabalho para a substituição, justamente com a limpeza deste terreno que sofreu erosão com a elevação do nível da água.”

Continua Depois da Publicidade
Foto: Vereador Bombeiro Batista/Divulgação

Por conta do imprevisto, a construtora contratada iniciou imediatamente a substituição da ponte antiga.  O cronograma estabelecido em conjunto entre a Prefeitura e a construtora prevê a substituição da ponte no prazo de 30 dias. “A ponte antiga será substituída por galerias de concreto, na mesma vazão da ponte existente, garantindo o fluxo e nível da água e a cota para pavimentação do trecho que deve ocorrer após conclusão das galerias”, explicou Ósio.

Sobre a obra de pavimentação da Estrada Municipal, o engenheiro afirma que a pavimentação dos trechos 1 e 2 estão em pleno andamento. “Foram concluídas as etapas de terraplenagem, drenagem e pavimentação de todo o trecho 2. No trecho 1, a drenagem encontra-se em estado avançado e a pavimentação de dois segmentos está em andamento. Nas próximas semanas será observado o prosseguimento do asfaltamento a partir do trecho 2 e do trecho a partir da Avenida Itacolomi, hoje bloqueado. A previsão de conclusão da obra é de abril de 2020”.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…
Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de nova rede em Gravataí

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de…

  O investimento no sistema de esgotamento sanitário garante mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio-ambiente. É com…
Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara o seu 58º aniversário

Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara…

  Cachoeirinha está prestes a comemorar seu 58º aniversário de emancipação, e para marcar essa data especial, a Prefeitura preparou uma…