Prefeitura tem projeto para ampliar a oferta de métodos contraceptivos em Gravataí

Prefeitura tem projeto para ampliar a oferta de métodos contraceptivos em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Douglas Rosa/PMG

A Prefeitura de Gravataí apresentou, nesta sexta-feira, 27, um programa estratégico de aconselhamento, planejamento sexual e reprodutivo. O objetivo do projeto é garantir e ampliar a oferta de métodos contraceptivos com a finalidade de qualificar a disponibilização dos medicamentos no âmbito municipal.

Continua Depois da Publicidade

“A gente tem muito a comemorar a implementação de um programa desse alcance. Do ponto de vista social, é extremamente importante uma política pública nesse sentido. Representa um avanço muito grande”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon. 

 

O mandatário lembrou que Gravataí investe 23% do orçamento municipal em saúde, acima dos 15% previstos em lei, medida adotada ainda durante o governo do ex-prefeito Marco Alba. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, o programa é bastante significativo para os gravataienses, visto que irá fornecer aos munícipes os melhores equipamentos possíveis. 

Continua Depois da Publicidade

“É fundamental para a vida em sociedade, pois é uma ação que envolve tanto os homens quanto as mulheres. Seremos um exemplo para o Estado e para o Brasil”, disse. Este ano, por exemplo, a SMS retomou as vasectomias após dois anos.

Segundo o médico ginecologista da SMS Marcelo Leone, os médicos das unidades de saúde, ainda durante a pandemia de covid-19, foram treinados para a implantação dos métodos contraceptivos. 

Continua Depois da Publicidade
Ginecologista Marcelo Leone apresentou o projeto. 

Em 2020, ao menos 350 dispositivos intrauterinos (DIUs) de cobre foram colocados nas mulheres. No ano seguinte, 400 destes foram implantados. No mesmo período, 500 implantes subcutâneos hormonais foram aplicados, frente a 350 no ano anterior.

“É um método que, apenas, quem tinha convênio, tinha direito. Agora, vamos estender essa opção para as mulheres que utilizam o SUS. Gravataí dá esse importante passo, representando um legado de vida que deixamos para o município”, salientou o médico.

Continua Depois da Publicidade

Marcelo reforçou que, com a adoção desses métodos contraceptivos, uma série de mudanças positivas tende a acontecer a médio e longo prazos. Entre eles, a diminuição dos índices de feminicídio e de criminalidade, a redução nos indicadores de violência doméstica e o fornecimento de vidas mais dignas às mulheres.

Para a coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (SAPE), Juliana Fontoura, essa política pública é importante para que a individualidade de cada paciente seja respeitada, considerando a escolha do melhor método em uma decisão tomada em conjunto, entre paciente e profissional de saúde.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…
Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar aos seis metros nas próximas horas

Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar…

  A Prefeitura de Gravataí atualizou, no fim da tarde de hoje (2/5), os dados sobre as chuvas que atingem a…
Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas chuvas

Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas…

  Desde a última segunda-feira Gravataí sofre com as chuvas que atingem todo o Rio Grande do Sul. O acumulado de…