• Geral
  • 23 de janeiro de 2021

Prefeitura projeta retorno do atendimento na APAE para fevereiro

Prefeitura projeta retorno do atendimento na APAE para fevereiro
Continua Depois da Publicidade
Representantes do movimento Down chute no preconceito estiveram com o prefeito Luiz Zaffalon. Foto: Divulgação

O prefeito Luiz Zaffalon recebeu na tarde desta sexta-feira (22), representantes do movimento Down Chute no Preconceito. O encontro teve como pauta o retorno das atividades na Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE). O governo municipal, a partir da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já está contratando profissionais para que os atendimentos retornem ainda em fevereiro. “Este é um serviço fundamental para as famílias de crianças e jovens com algum tipo de deficiência que precisam ser estimulados e atendidos. Um dos meus compromissos de campanha foi dar atenção a estas questões e farei tudo o que for possível para melhorar a qualidade de vida estas famílias”, disse o prefeito.

Continua Depois da Publicidade

Em 2016, a partir de uma reivindicação feita pelo Down Chute no Preconceito, o governo municipal sancionou a Lei n° 3793/2016, que instituiu no município o Dia Municipal da Inclusão do Portador da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. Neste dia, ocorrem diversas atividades com o objetivo de aproximar as pessoas com síndrome de Down e a sociedade, além de disseminar materiais com informações sobre a importância da inclusão.

Pensando no melhor atendimento às pessoas com deficiência, a Prefeitura de Gravataí está investindo mais de R$ 8 milhões no Complexo Educacional Especial Irmã Soledade, que pronto vai ter capacidade para 1,3 mil alunos. O complexo abrigará a escola municipal Cebolinha e o Centro de Educação Especial. O projeto prevê atendimento aos alunos no contraturno escolar com salas de recursos, consultórios psicológicos e um ginásio com capacidade para 120 pessoas. Essa é uma obra totalmente custeada pela Prefeitura de Gravataí. A previsão é que seja entregue ainda este ano.

Continua Depois da Publicidade
Participaram da reunião os representantes do movimento Jonas Fernandes, Charlene Nunes, Juliana Queiroz e a pequena Isadora, portadora da síndrome.
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

De calamidade à situação de emergência; o que muda para Gravataí e Cachoeirinha com a reclassificação?

De calamidade à situação de emergência; o que muda…

  O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública desde 1º de maio em razão dos eventos climáticos…
Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia consecutivo

Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia…

  O nível do Rio Gravataí segue baixando de forma gradativa desde o último dia 14. Na região do Caça e…
Polícia investiga assassinato de morador de Gravataí durante corrida por aplicativos

Polícia investiga assassinato de morador de Gravataí durante corrida…

  O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Capital investiga a morte do morador de Gravataí Rafael Calvetti, de…