• Geral
  • 28 de novembro de 2022

Prefeitura planeja ações para melhorias na mobilidade urbana em Gravataí

Prefeitura planeja ações para melhorias na mobilidade urbana em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), planeja uma série de melhorias em prol da segurança viária. O objetivo é garantir maior proteção aos milhares de pedestres que circulam pela cidade diariamente.

Continua Depois da Publicidade

Entre as melhorias, estão a construção de faixas elevadas, ações de sinalização semafórica, implantação de identificação por meio de placas e mais acessibilidade em locais onde não há ou possui pouca infraestrutura atualmente.

“O Programa de Segurança Viária contempla novas ações e novos projetos para trazer mais segurança para as vias. Dentre elas, a fiscalização eletrônica, que nos dá uma eficiência muito maior, mantendo seguras as vias mais perigosas da cidade”, destaca o titular da Semurb, Guilherme Ósio.

Continua Depois da Publicidade

O secretário lembra que, na última segunda-feira (21), a Prefeitura assinou contrato com uma empresa que presta serviços de mobilidade urbana em troca de pagamento de dívidas tributárias – Lei de Transação (4.328/2021). Assim, ao menos, 27 faixas elevadas serão construídas em vias do município. Similares às lombadas, estas faixas visam auxiliar os pedestres a atravessar a via.

Outra ação investida será a implantação de identificação por meio de placas, conhecida como sinalização orientativa. O projeto contempla 290 placas em toda a cidade, com o intuito de orientar as pessoas no deslocamento diário, evitando, assim, acidentes por falta de informações.

Continua Depois da Publicidade

A sinalização semafórica foi outro ponto salientado pelo secretário. “Vamos requalificar todo o nosso parque semafórico e finalizar a implantação de fibras de comunicação em todo o município”, completa.

As fibras garantem que os agentes tenham acesso à central de monitoramento de pontos específicos da região, como já ocorre nos eixos das Avenidas Dorival Cândido Luz de Oliveira e Centenário. A ideia, dessa forma, é ampliar esse processo para toda a cidade. “Todos os pontos de semáforo estarão comunicando via central web até 2024, sempre com o objetivo de garantir a segurança da nossa população”, enfatiza o secretário.

Continua Depois da Publicidade

Além disso, a instalação de botoeiras, estruturas destinadas a pessoas com deficiência visual, será ampliada. Esses dispositivos auxiliam no deslocamento com segurança e indicam o momento ideal para o pedestre atravessar a rua.

O projeto tem previsão de início no Centro, deslocando-se em direção a rodovias com intenso fluxo de automóveis. No entanto, a pasta já instalou um modelo piloto do equipamento na região do Parque dos Anjos.

Continua Depois da Publicidade

Na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), o prefeito Luiz Zaffalon lançou o programa “Gravataí, uma senhora cidade; um senhor futuro”, uma série de ações voltadas a pessoas com mais de 60 anos.

Na área de Mobilidade Urbana, projetos de acessibilidade estão sendo intensificados, em especial, em locais com pouca infraestrutura, também com o intuito de levar mais segurança às pessoas idosas.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí; confira os pontos de doação

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí;…

  Com as previsões apontando para um aumento no volume de chuvas nos próximos dias, a Prefeitura intensifica sua campanha de…
Gravataí declara situação de emergência

Gravataí declara situação de emergência

  O prefeito Luiz Zaffalon emitiu na noite desta terça-feira (30) um decreto que coloca Gravataí em situação de emergência devido…
Defesa Civil do RS faz alerta de risco de inundação após cheia do Rio Gravataí

Defesa Civil do RS faz alerta de risco de…

  A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta por volta das 10h30 da manhã de hoje (30)…