• Geral
  • 2 de março de 2020

Prefeitura divulga nota oficial sobre a morte do bebê Théo no Hospital Dom João Becker

Prefeitura divulga nota oficial sobre a morte do bebê Théo no Hospital Dom João Becker
Continua Depois da Publicidade
Manifestação reuniu amigos e familiares. Foto: Gabriel Siota Ganzer/Giro de Gravataí

Após a repercussão da morte de um bebê durante o trabalho de parto no Hospital Dom João Becker, que gerou uma manifestação no último domingo e, que hoje (02), teve um inquérito instaurado pela Polícia Civil para investigar se houve negligência, a Prefeitura de Gravataí emitiu uma nota oficial sobre o assunto.

Continua Depois da Publicidade

No texto, o Poder Executivo do município informa que acompanha todos os casos de óbitos de crianças menores de um ano de idade, por meio do Comitê de Redução de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal (COREMMIF). Sobre o caso do bebê Théo, a prefeitura aguarda pelo retorno do Hospital Dom João Becker para ter acesso ao prontuário.

Confira o texto na íntegra:

Continua Depois da Publicidade

Nota Oficial:

Em virtude das manifestações ocorridas no final de semana (29 de fevereiro e 1º de março), a Prefeitura Municipal de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esclarece que acompanha qualquer óbito infantil (crianças com idade abaixo de um ano).

Tal acompanhamento ocorre por meio do Comitê de Redução de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal (COREMMIF), que conta com uma equipe de profissionais multidisciplinar e intersetorial. O objetivo do comitê é analisar as situações em que ocorreram os óbitos para verificar os aspectos de prevenção e corresponsabilização junto à rede assistencial materno infantil de serviços disponíveis.

A análise de todos os casos inclui: avaliação do prontuário ambulatorial e hospitalar, entrevista domiciliar com pacientes e discussão das informações em reunião do comitê, que é de caráter educativo, propositivo, não coercitivo ou punitivo, sigiloso nos limites éticos – com a finalidade de apontar medidas de intervenção para a redução destes óbitos.

Especificamente sobre as manifestações deste último final de semana, com relação ao caso do natimorto (o bebê Théo), o município aguarda retorno do Hospital Dom João Becker para acessar o prontuário, e, após, realizar demais ações do COREMMIF. Caso verificada a conduta inadequada de algum profissional ou da pessoa jurídica, neste caso o hospital, todas as medidas legais cabíveis para responsabilização dos agentes envolvidos serão tomadas.

A Secretaria Municipal da Saúde se soma a família neste momento de dor e tristeza e externa seu profundo pesar pela perda.

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Luís Felipe | CPI do bebê Théo já tem integrantes e Santa Casa envia laudo à Câmara

Luís Felipe | CPI do bebê Théo já tem…

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) solicitada pelo vereador Bombeiro Batista, para investigar a possibilidade de negligência por parte da equipe…