• Geral
  • 21 de setembro de 2023

Prefeitura de Gravataí planeja ações para minimizar impactos dos alagamentos

Prefeitura de Gravataí planeja ações para minimizar impactos dos alagamentos
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Prefeitura de Gravataí planeja ações para minimizar impactos dos alagamentos, ID: 73774

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade

 

O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, anunciou a criação do Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais. Trata-se de um documento estratégico de gestão que representa um marco no enfrentamento dos desafios causados por inundações, enxurradas e alagamentos que afetam a cidade. Gravataí é um dos primeiros municípios da Região Metropolitana a apresentar um planejamento desta dimensão.

Continua Depois da Publicidade

O plano será elaborado com o objetivo de definir diretrizes, investimentos e obras necessárias para prevenir, minimizar e combater os impactos e prejuízos decorrentes de fenômenos climáticos adversos. Além disso, a iniciativa está alinhada a um acordo com o Ministério Público decorrente de uma ação civil pública relacionada a alagamentos.

Com um prazo estimado de 12 meses para conclusão, a elaboração e execução do plano serão conduzidas pelas empresas Rhama e Concremat, vencedoras de licitação.

Continua Depois da Publicidade

“Com a assinatura do Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais, Gravataí dá um importante passo rumo à melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos e à preservação do meio ambiente. A administração municipal está comprometida em colocar em prática as diretrizes estabelecidas neste plano estratégico, visando a um futuro mais seguro e sustentável para todos”, destaca o prefeito.

“A principal missão deste planejamento é evitar perdas econômicas e melhorar as condições de saúde e do meio ambiente na cidade, respeitando princípios econômicos, sociais e ambientais previamente definidos pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano”, reitera o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Diego Moraes.

Continua Depois da Publicidade

O Plano Diretor de Águas Pluviais tem como metas:

– Planejar a distribuição de águas pluviais no tempo e no espaço, considerando as tendências de ocupação urbana, de forma a compatibilizar esse desenvolvimento com a infraestrutura existente, evitando danos econômicos e ambientais;
– Controlar a ocupação de áreas de risco de inundação por meio de regulamentação;
– Estabelecer estratégias para conviver com as enchentes em áreas de baixo risco, com diretrizes urbanísticas definidas pelo Plano Diretor Urbano.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações e foto da Prefeitura de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas