• Geral
  • 8 de maio de 2020

Prefeitura de Gravataí decreta situação de emergência por conta da estiagem

Prefeitura de Gravataí decreta situação de emergência por conta da estiagem
Continua Depois da Publicidade

Nível do Rio Gravataí preocupa desde dezembro. Foto: Samuel Maciel/Arquivo

Continua Depois da Publicidade

O prefeito de Gravataí, Marco Alba, decretou situação de emergência na cidade por conta da estiagem que atinge o Rio Gravataí desde dezembro do ano passado. O texto, publicado no Diário Oficial do município ontem (07), afirma que a decisão levou em conta a diminuição da capacidade de captação de água e os consequentes prejuízos na produção agropecuária.

Com o decreto, o município fica dispensado de licitação para contratar serviços e adquirir bens necessários no enfrentamento do desastre, como é definida a situação no texto. Os contratos, no entanto, não podem exceder o período de 180 dias. Em situação de emergência, a administração municipal também fica autorizada a abrir créditos sem que haja prejuízo por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Continua Depois da Publicidade

Ainda de acordo com o documento, voluntários também podem ser chamados para reforçar ações de resposta e prestar assistência à população atingida. A Prefeitura também instituiu um grupo de trabalho com para enfrentar a situação, composto pelas secretarias municipais de Obras Públicas e da Agricultura e Abastecimento, da Fundação Municipal de Meio Ambiente e da Emater. A Inspetoria Veterinária e a Corsan também ficam autorizadas a participar. O decreto possui uma validade de 180 dias.

Leia do documento na íntegra:Decreto 17916

Continua Depois da Publicidade

Ontem também foi realizada uma nova medição da profundidade do Rio Gravataí. Na estação da Corsan em Alvorada, a régua apontou uma profundidade de 1,06 m, já em Gravataí o nível do rio ficou em 29 centímetros. De acordo com um estudo publicado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a condição das bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul não deve voltar ao normal em 2020.

Esta semana, o repórter do Giro de Gravataí Juliano Piasentin, entrevistou o engenheiro hidrólogo da Sema Lucas Giacomelli, sobre a estiagem. A conversa foi transmitida pelo perfil do Giro no Instagram, confira:

Continua Depois da Publicidade

https://www.instagram.com/tv/B_yQ5Swlc-s/

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Apesar da chuva, tendência é de que o nível do Rio Gravataí siga baixando gradualmente

Apesar da chuva, tendência é de que o nível…

  As previsões meteorológicas indicam que a chuva continua na região nesta sexta e sábado, dias 17 e 18 de maio,…
Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o município de Alvorada

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o…

  Uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e o CTG Aldeia dos Anjos possibilitou a destinação de roupas para o município…
Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…