• Geral
  • 26 de agosto de 2021

Prefeitura de Gravataí adquire óculos inteligente para alunos com deficiência visual da rede pública

Prefeitura de Gravataí adquire óculos inteligente para alunos com deficiência visual da rede pública
Continua Depois da Publicidade
Foto: Carol Barcelos/PMG

Em uma tarde histórica para a educação municipal de Gravataí, o prefeito Luiz Zaffalon entregou, na tarde desta quarta-feira (25) óculos inteligente OrCam para a aluna com deficiência visual Fernanda de Almeida. Utilizando Inteligência Artificial, o equipamento possui tecnologia assistiva, que lê textos, reconhece rostos e identifica produtos. “É um marco no processo educacional e na vida dos alunos com deficiência visual do nosso município”, destacou Zaffa.

Continua Depois da Publicidade

Para apresentar a funcionalidade do equipamento ao prefeito, a simpática estudante do 6º ano testou a tecnologia com a leitura de um livro e a identificação de cores e rostos. “Vai facilitar a leitura na escola”, disse Fernanda.

Atualmente, Gravataí conta com 1.200 alunos com deficiência matriculados na rede municipal, sendo 24 com baixa visão. A secretária da Educação, Magda Ely, contou que o intuito é comprar para os demais alunos com deficiência visual, mas que, neste primeiro momento, foi adquirido um para testar a eficiência, tanto na escola quanto na vida cotidiana dos alunos.

Continua Depois da Publicidade

Ainda segundo a secretária, cinco alunos foram escolhidos para, por 15 dias, ficarem com os óculos, tanto nas salas de aula quanto em suas residências. “Sendo realmente aprovado pelos alunos, a ideia é que cada um tenha o seu para levar para casa, dando mais autonomia para as crianças”, declarou Magda.

A mãe da aluna da EMEM Santa Rita de Cássia, Noeli de Almeida, agradeceu à prefeitura por proporcionar este momento para a filha: “Só assim para nós conseguirmos ter acesso a toda essa tecnologia”. Noeli falou ainda sobre a experiência que tem com o governo, que, desde que a filha perdeu a visão, vem auxiliando, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD) e do Núcleo de Educação Especial, na melhoria da qualidade de vida da pequena. Sobre a rede de apoio mencionada pela mãe, o prefeito Luiz Zaffalon declarou que “o poder público existe para isso: para servir e melhorar a vida das pessoas”.

Continua Depois da Publicidade

Em fevereiro deste ano, a empresa fabricante apresentou, por intermédio da APPPD, assessoria vinculada à Secretaria de Governança e Comunicação Social (SGCOM), o equipamento ao Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação (Smed).

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas chuvas

Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas…

  Desde a última segunda-feira Gravataí sofre com as chuvas que atingem todo o Rio Grande do Sul. O acumulado de…
Roubo milionário e série de assassinatos; Polícia Civil de Gravataí captura foragido em SC

Roubo milionário e série de assassinatos; Polícia Civil de…

  Uma investigação de oito meses da 2° Delegacia De polícia Civil de Gravataí resultou na captura de um dos homens…
Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação por conta da cheia do Rio Gravataí

Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação…

  A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu às 23h30 desta quarta-feira (01) um novo alerta de risco de…