Prefeitura de Cachoeirinha e Sicredi Origens RS firmam parceria para implementar Cooperativa Escolar no município

Prefeitura de Cachoeirinha e Sicredi Origens RS firmam parceria para implementar Cooperativa Escolar no município
Continua Depois da Publicidade

 

A Prefeitura de Cachoeirinha e a Sicredi Origens RS firmaram na tarde desta quarta-feira,28, uma parceria para a implementação da primeira Cooperativa Escolar no município. O acordo, que conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, marca um novo capítulo no desenvolvimento educacional e econômico da região.

Continua Depois da Publicidade

O Programa Cooperativas Escolares, iniciativa do Sicredi, visa estimular o protagonismo dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Augusto Ritter com idades entre 11 e 15 anos. Eles participarão voluntariamente de oficinas e formações no contraturno escolar, focadas no modelo e prática cooperativista, além de receberem incentivo ao empreendedorismo.

Ato de assinatura reuniu instituições de ensino e órgãos municipais.

O prefeito Cristian Wasem enfatizou a colaboração conjunta entre a Prefeitura, Sicredi, entidades e a comunidade escolar. “Investir na educação e capacitar nossos jovens para o mercado de trabalho é investir no futuro de Cachoeirinha,” declarou o prefeito.

Continua Depois da Publicidade

O vice-prefeito, delegado João Paulo, ressaltou a importância de uma educação que se adapte às demandas do mercado atual. “A escola precisa oferecer conteúdos atrativos que preparem nossos jovens para o futuro,” comentou.

Fomentando o empreendedorismo e a educação cidadã

Continua Depois da Publicidade

Alcides Brugnera, Vice-Presidente da Sicredi Origens RS, destacou que o objetivo do projeto é despertar o espírito empreendedor desde cedo e contribuir para o crescimento da cidade. 

“O Sicredi vem para somar, oferecendo sua expertise e fomentando o desenvolvimento local através da formação de uma mão de obra qualificada. Nosso objetivo é através de oficinas  e formações focadas no modelo e prática cooperativista preparar os alunos para o mercado de trabalho e contribuir para uma sociedade mais próspera”, concluiu Brugnera.

Continua Depois da Publicidade

A secretária de Educação, Isabel Fonseca, enfatizou que esse é apenas o início de um projeto piloto e que a ideia é expandi-lo para outras escolas da cidade. 

“Ao promover um ambiente cooperativo, buscamos não apenas transmitir conhecimento, mas também instigar uma mudança de mentalidade nos futuros empreendedores, capacitando-os a realizarem seus sonhos e serem quem desejam ser.”

Continua Depois da Publicidade

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Augusto Ritter, Camila Siqueira, expressou grande entusiasmo com a iniciativa. “Estamos felizes por desenvolver o potencial dos nossos alunos, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida em sociedade”, disse.

Cristiane Perosa, diretora do Senac, enfatizou que o programa formará lideranças e trará bons frutos. “Essa é uma oportunidade para que os alunos possam vivenciar ações que vão além da grade curricular, de ajudar a pensar em ações que envolvam a escola e o social”, afirmou.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho Sueme Pompeo de Mattos, enfatizou o foco do governo municipal no tema empregabilidade e geração de renda, sublinhando as parcerias com a Uniritter, Cesuca, FGTAS, Sesc, Senac e Sindilojas que serão fundamentais para o sucesso do projeto.

Continua Depois da Publicidade

Sobre o programa

O programa Cooperativas Escolares, gerido pela Fundação Sicredi, acontece em todas as regiões brasileiras onde a Instituição Financeira Cooperativa atua, tem como objetivo proporcionar aos alunos participantes a vivência do modelo cooperativista no ambiente escolar, desenvolvendo competências essenciais para sua jornada educacional e para a vida em sociedade.

Os participantes, organizados em uma cooperativa, mergulham na estrutura de governança do modelo de negócio, experimentando uma gestão participativa e democrática.

Por meio dessa experiência, os estudantes engajam-se em atividades que não apenas enriquecem sua jornada educacional, mas também desenvolvem competências essenciais, como liderança, responsabilidade cidadã, inclusão social e educação financeira.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Mais de mil moradores de Cachoeirinha precisaram sair de casa nesta sexta-feira

Mais de mil moradores de Cachoeirinha precisaram sair de…

  Diante do cenário de chuvas intensas, as águas que cortam a cidade continuam a subir, mantendo a elevação do nível…
Shopping do Vale é um dos principais pontos de coleta das doações em Cachoeirinha

Shopping do Vale é um dos principais pontos de…

  Tendo em vista a situação de calamidade pública do Rio Grande do Sul, e a fim de auxiliar a Prefeitura…
Cachoeirinha já conta com 35 famílias desalojadas devido às fortes chuvas

Cachoeirinha já conta com 35 famílias desalojadas devido às…

  Em uma última atualização da Defesa Civil, Cachoeirinha contabilizava 35 famílias desalojadas por conta das fortes chuvas que atingem todo…