Prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, cobra urgência na vacina contra a covid-19

Prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, cobra urgência na vacina contra a covid-19
Continua Depois da Publicidade
Reunião aconteceu por videoconferência. Foto: Douglas Schütz/PMG

Na manhã desta quarta-feira (06), os prefeitos do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) tiveram uma reunião com o governador Eduardo Leite sobre o modelo de Distanciamento Controlado e sobre o enfrentamento ao coronavírus.

Continua Depois da Publicidade

Prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon demonstrou a sua preocupação em discutir o assunto, principalmente no que diz respeito à vacinação da população. “Gravataí está atenta às medidas dos governos estadual e federal, assim como estamos participando de todos os grupos de trabalho possíveis (como o da Famurs, Grampal e Governo do Estado), na intenção de minimizar os riscos de contágio e os efeitos na economia.”

Leite reiterou a confiança na coordenação federal por parte do processo de vacinação, via Programa Nacional de Imunizações (PNI). “Não faz sentido que, em um país como o Brasil, com 45 anos de tradição em campanhas de vacinação, os municípios e os Estados partam para uma disputa, como o que foi visto na aquisição de respiradores”, ponderou o governador.

Continua Depois da Publicidade

Quanto a seringas e agulhas, o Rio Grande do Sul tem um estoque de 4 milhões. O número é o suficiente para a primeira fase de imunização no estado. O mesmo prevê a contratação para a compra de mais 10 milhões ainda esta semana.

A falta de definição de data para a liberação da vacina pelo MS também esteve entre os assuntos conversados na reunião virtual. “Nós, os prefeitos, manifestamos a preocupação com a demora e a falta de definição do Governo Federal. É compreensível que devemos aguardar, porém não indefinidamente. Pedimos ao governador que pressione o MS”, salientou Zaffalon.

Continua Depois da Publicidade

Também foi solicitado um “plano B” (alternativa) sobre esse tema, que fosse elaborada pelo Governo do Estado, Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Durante a reunião, Leite recebeu uma mensagem do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que afirmou que a medida provisória que viabilizará a aquisição das vacinas por parte do governo federal deve ser assinada ainda hoje. Também de acordo com Pazuello, será divulgada hoje a estratégia de vacinação no país, com previsão de início ainda em janeiro.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

  Na madrugada deste sábado (18), a agência da Caixa Econômica Federal localizada no bairro Monte Belo, em Gravataí, foi alvo…
Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…