• Geral
  • 2 de setembro de 2021

Prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, defende a criação de um fundo para o Transporte Público Regional Metropolitano

Prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, defende a criação de um fundo para o Transporte Público Regional Metropolitano
Continua Depois da Publicidade
Prefeitos da Granpal estiveram reunidos com o presidente da Assembleia Legislativa. Foto: José Luis Barbosa

Nesta quinta-feira (2), os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal) participaram de uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza. O encontro teve como pauta a necessidade de mudanças no programa Assistir, que cria novos critérios para a distribuição de recursos da saúde.

Continua Depois da Publicidade

Na ocasião, foram entregues ofícios com os pedidos de apoio da associação. O presidente e prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, observou que o projeto gerará perdas de mais de R$ 200 milhões aos hospitais da Grande Porto Alegre.

Em relação ao transporte, a crítica dos prefeitos é quanto a falta de políticas públicas do governo federal e estadual, além da cobrança por incentivos para o custeio dos serviços por meio de um Fundo da Mobilidade. Em sua fala, o prefeito Miki Breier defendeu a criação de um Fundo específico para o Transporte Público Regional Metropolitano. “A circulação de pessoas na região metropolitana não observa limites, divisas ou fronteiras entre as nossas cidades. Assim, com esses recursos, teremos condução de subsidiar e viabilizar a manutenção do transporte público local e intermunicipal de nossa região.”

Continua Depois da Publicidade

Apoio da Assembleia Legislativa

O presidente da AL-RS, Gabriel Souza, garantiu que os temas farão parte de debate na Casa. No caso do transporte, pediu proposta de minuta da Granpal para subsidiar os debates. Quanto ao Assistir, propôs a abertura de uma comissão de representação externa com as instâncias para o diálogo.

Sobre a regionalização, detalhou o projeto substitutivo apresentado pela Casa, que prevê governança regionalizada em simetria com as 25 sub-bacias hidrográficas, integração entre diferentes Unidades Regionais de Saneamento Básico através dos órgãos de governança, prestação de serviço à realidade e necessidade dos municípios, além de tempo adequado para as formulações das políticas do setor.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí; confira os pontos de doação

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí;…

  Com as previsões apontando para um aumento no volume de chuvas nos próximos dias, a Prefeitura intensifica sua campanha de…
Cachoeirinha já conta com 35 famílias desalojadas devido às fortes chuvas

Cachoeirinha já conta com 35 famílias desalojadas devido às…

  Em uma última atualização da Defesa Civil, Cachoeirinha contabilizava 35 famílias desalojadas por conta das fortes chuvas que atingem todo…
Gravataí declara situação de emergência

Gravataí declara situação de emergência

  O prefeito Luiz Zaffalon emitiu na noite desta terça-feira (30) um decreto que coloca Gravataí em situação de emergência devido…