Prefeito avisa que medidas restritivas podem ser retomadas se não forem tomados cuidados em Gravataí

Prefeito avisa que medidas restritivas podem ser retomadas se não forem tomados cuidados em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Prefeito fez duras críticas ao atendimento bancário na cidade. Foto: Reprodução

Na transmissão de hoje, em que anunciou a retomada da construção civil e também os prazos para o retorno da indústria, do comércio e das escolas em Gravataí, o prefeito Marco Alba também alertou que caso as medidas de cuidado não forem cumpridas, o município pode impor novas medidas restritivas. As norma para o combate à disseminação da covid-19 estarão no mesmo decreto que regula a reabertura dos estabelecimentos e será assinado amanhã.

Continua Depois da Publicidade

Marco lembrou que todas as aglomerações, sejam públicas ou privadas seguem proibidas e que a Prefeitura vai agir para que não aconteçam. “Estamos providenciando meios, primeiro, de conscientização, e, depois, meios de coercitividade”, avisou. Ele enfatizou que aqueles setores que reabrirem precisarão cumprir todas as regras impostas, sob pena de ter a suspensão das atividades reavaliadas.

O prefeito também lembrou que parte da população não está respeitando o isolamento social. “O que a gente têm visto é deprimente, final de semana, nas praças, por favor, não terminou.  Ainda está em fase de andamento, não chegou próximo ao pico de jeito nenhum, por isso está escalonado”, criticou, antes de, novamente, sugerir que as medidas de abertura podem ser canceladas. “A qualquer momento, caso a curva mostre uma diferença e uma  nova aceleração, assim como estamos anunciando a retomada, podemos interromper”, alertou.

Continua Depois da Publicidade

Bancos também foram duramente criticados

As aglomerações nas filas das agências bancárias vistas nos últimos dias, a maioria com idosos também foram alvos de cobranças do prefeito. “É desumano o que foi feito com os idosos. Filas estratosféricas, sem nenhuma organização. Porque deixando por conta das pessoas, é obvio que elas se aglomeram e os bancos não fizeram absolutamente nada”, criticou.

Marco lembrou que o decreto assinado por Eduardo Leite permite o funcionamento do sistema financeiro, mas deixa a cargo das instituições o cuidado para evitar aglomerações e avisou que se a situação não mudar, poderá suspender as atividades das agências no município. “Se segunda ou terça os bancos não tomarem uma atitude adequada ao decreto, nós podemos restringir o funcionamento e não duvidem que nós faremos”, afirmou.

Continua Depois da Publicidade

Seguindo nesta linha, o prefeito ainda sugeriu ações como ampliação de horários, atendimentos pessoais com marcação por senhas.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

  A planta da General Motors (GM) em Gravataí, que representa mais de 40% da arrecadação de ICMS da cidade, permanecerá…
Prefeitura alerta sobre o risco de tétano; vacinas estão disponíveis em Gravataí

Prefeitura alerta sobre o risco de tétano; vacinas estão…

  As enchentes e as fortes chuvas reforçam a necessidade de cuidados de saúde a moradores atingidos diretamente e a voluntários…
Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…