- Polícia
- 10 de fevereiro de 2021
Posto do IGP em Gravataí pode melhorar o atendimento à população e desafogar o Sine Cachoeirinha
Ontem (09), o Giro de Gravataí noticiou que o Sine de Cachoeirinha estava com atrasos nos agendamentos para a confecção de RGs. A Prefeitura informou que, além da necessidade de agendamento, por conta da pandemia, outro fator que contribui para o problema é a falta de um local em Gravataí para a emissão dos documentos. Como consequência, os moradores da cidade, precisam utilizar o serviço no município vizinho.
A solução, no entanto, pode estar a caminho, e começou por outras questões. Ainda em dezembro, o então prefeito de Gravataí, Marco Alba, e representantes da Polícia Civil como a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, a delegada Adriana da Costa, o diretor da Delegacia Regional, Juliano Ferreira e o secretário-adjunto de segurança de Gravataí, André Brito, tiveram uma reunião onde definiram os detalhes sobre a instalação da Central de Polícia do Município.
Com a nova Central, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento deve mudar de endereço, o que deu início às conversas entre os representantes da Comissão Especial de Advogados e Criminalistas da OAB/ Gravataí e o delegado Juliano Ferreira. “Conversamos sobre a sala para a OAB na nova Delegacia, e comentamos os problemas que temos com a ausência da alguns serviços, como perícias, exames de corpo de delito, perícia psicológica, entre outros”, contou Jonas Oziel Dornelles Barbieri, presidente da comissão.
Do diálogo, surgiu a ideia de oferecer uma sala na nova central ao Instituto-Geral de Perícias (IGP). “O ideal seria se viesse todo o aparato. Mas sabemos que é muito difícil, o déficit é muito grande. O IGP tem uns 30 postos, para atender aos mais de quatrocentos municípios gaúchos”, analisou Jonas, comentando que, ter ao menos um posto para a produção dos RGs já será muito importante.
A busca pelo espaço deu mais um passo importante na última sexta-feira (05), quando o presidente da OAB/Gravataí, Deivti Dimitrios Porto dos Santos, recebeu na sede da Ordem, o delegado Juliano Ferreira, o secretário de Segurança, Flávio da Silva Lopes e André Brito, secretário adjunto de Segurança, para conversar sobre a necessidade de ter novamente um posto do IGP na cidade.
“Um dos motivos para não termos mais o serviço era a falta de um espaço físico para receber os servidores. Agora, com o delegado Juliano Ferreira disponibilizando um local na Central de Polícia, resolveremos esta situação. Mas até lá, seria importante se conseguíssemos outro local, mesmo que provisório, até que tenhamos a Central”, analisou Deiviti.
O secretário Flávio ainda lembrou que o posto do IGP poderá facilitar a liberação para que donos de carros roubados ou furtados possam retirar seus veículos quando recuperados. “Estes carros precisam passar por perícia. E muitas vezes demora. A equipe vem de Porto Alegre uma vez por semana”, comentou, salientando que o prefeito Luiz Zaffalon deixou claro que a Prefeitura é parceira no objetivo de trazer um posto do IGP ao município.
O objetivo agora é buscar mais assinaturas de autoridades e entidades representativas de Gravataí para enviar um ofício ao governo do Estado, solicitando que seja reinstalada a unidade do IGP no município.