Polícia investiga gravidez de adolescente com deficiência intelectual em Gravataí

Polícia investiga gravidez de adolescente com deficiência intelectual em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Giro de Gravataí/Especial/Arquivo

Uma jovem de 16 anos com deficiência intelectual deu à luz em casa no último dia 23, na residência onde vive com a família, em Gravataí. A jovem sentiu contrações até que, sem saber, ganhou o bebê. Acompanhada da mãe, ela deu entrada no Hospital Dom João Becker no mesmo dia. A equipe médica, ao perceber que a jovem não havia realizado pré-natal, acionou o Conselho Tutelar, que desde então acompanha o caso.

Continua Depois da Publicidade

Uma familiar da menina conversou com a reportagem do Giro de Gravataí na condição do anonimato. Ao saber do nascimento da criança, que pegou toda a família de surpresa, ela denunciou o caso e acredita que a menina, com grave atraso intelectual, e com limitações de comunicação, tenha sido vítima de um abuso sexual.

“Eu fiquei sabendo no dia 23 que ela havia dado à luz em casa, a princípio depois de nove meses, sem ninguém saber que ela estava grávida. Todo mundo ficou apavorado. Ela estuda em uma escola aqui da cidade. Como ela ficou grávida se ela não sai de casa sozinha, se nós estamos em uma pandemia e o colégio teve cerca de quinze a vinte dias de aula esse ano?”, indagou a familiar, que procurou o Conselho Tutelar.

Continua Depois da Publicidade

A denunciante desconfia que por conta da limitação de comunicação da menina, ela não tenha conseguido contar que algo ocorreu. “Ela tem muita dificuldade de comunicação e a mentalidade dela é de criança. Até com os familiares ela não tem muito diálogo, se ela conversa, se desenvolvia alguma conversa era com a mãe. Ela precisa ser defendida e precisamos saber onde isso ocorreu”, destacou a parente.

Conselho acionado 

A titular do Conselho Tutelar Oeste, Adriana Neves, confirmou o caso, atendido por ela. “Por ser menor de idade, e por não ter feito o pré-natal, o Conselho Tutelar foi acionado e eu compareci ao hospital, onde a menina já estava de alta. Ela estava acompanhada da mãe, que não deu detalhes da situação. Devido ao comprometimento da menina, fizemos os encaminhamentos e, tanto ela quanto a mãe, passarão pelos atendimentos com psicólogos e assistentes sociais da rede municipal.

Continua Depois da Publicidade

A partir disso, com a avaliação dos profissionais, é que se pode tirar conclusões sobre o caso. Como Conselho apenas realizamos os procedimentos de assistência à menina”, destacou Adriana.

A reportagem do Giro de Gravataí buscou contato com a direção da escola em que a menina estuda. Conforme familiares, pela condição intelectual, a jovem recebe acompanhamento pedagógico na escola, mas por conta da pandemia, quase não frequentou as aulas. Até o fechamento desta matéria a diretora da escola não retornou os pedidos da reportagem.

Continua Depois da Publicidade

Polícia Civil investiga 

O caso da menina chegou também à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Gravataí. A delegada responsável, Samieh Bahjat Saleh, confirmou o caso e destacou que diligências estão sendo realizadas, mas não revelou maiores detalhes para não atrapalhar o andamento das investigações.

Produção

O termo deficiência intelectual foi utilizado nesta reportagem a partir de informações de psicólogas consultadas pelo Giro de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

O nome da jovem, de seus familiares e da escola onde está matriculada não foram divulgados para que ela não seja identificada.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…
Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de nova rede em Gravataí

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de…

  O investimento no sistema de esgotamento sanitário garante mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio-ambiente. É com…
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…