Polícia Civil vai montar força-tarefa para coibir a criação e disseminação de fake news na região

Polícia Civil vai montar força-tarefa para coibir a criação e disseminação de fake news na região
Continua Depois da Publicidade
Delegado Juliano Ferreira, o titular adjunto da Segurança Pública, André Brito e o procurador-geral do Município, Régis Fonseca. Foto: Divulgação/1DPRM

A Polícia Civil de Gravataí, que já auxilia o governo municipal em fiscalizações à empresas e comércios para que estejam de acordo com os decretos que proíbem e autorizam atividades na cidade, vai criar uma outra frente. Uma reunião com o secretário adjunto de Segurança Pública de Gravataí, André Brito e o procurador-geral Régis Fonseca, o delegado Juliano Ferreira confirmou a criação de uma equipe para combater a disseminação de notícias falsas na região (Alvorada, Viamão, Cachoeirinha e Gravataí).

Continua Depois da Publicidade

A medida inédita vai convocar policiais que serão responsáveis pela investigação de Fake News, principalmente de notícias que tratam sobre a pandemia de coronavírus no município. Conforme o delegado Ferreira, a ofensiva visa frear a circulação de publicações, áudios e demais notícias falsas que acabam deixando a população em pânico.

“Um vizinho chegou a perguntar esses dias sobre uma notícia que chegou a ele do Hospital aqui em Gravataí, no qual um áudio repassado confirmava mais de 100 casos de coronavírus. Muitas destas notícias falsas circulam e acabam gerando um pavor nas pessoas, instala um pânico na cidade, o que neste momento é extremamente prejudicial”, contou Ferreira.

Continua Depois da Publicidade

Páginas com publicações duvidosas, compartilhamento de Fake News em grupos de Whatsapp e notícias em grupos de Facebook de cidades da região já estão na mira da equipe. “Vai ser um trabalho ostensivo e de total apoio ao município, que como todo o mundo, enfrenta a pandemia de coronavírus. Queremos combater estas informações falsas que circulam. A equipe ficará focada em descobrir a origem das notícias e a partir disso vai instaurar um inquérito para responsabilizar os criadores, e se possível, quem disseminar isso”, destacou o delegado

Secretaria municipal de Segurança irá auxiliar a equipe policial durante a investigação

Adjunto da pasta da Segurança Pública em Gravataí, André Brito, que irá acompanhar as apurações, foi enfático ao afirmar a necessidade do combate à Fake News. “Uma Fake News é um vírus virtual que provoca consequências reais”. André também destacou a forma de punição aos responsáveis por notícias falsas.

Continua Depois da Publicidade

“As notícias falsas precisam ser combatidas com o rigor da Lei, visto que em alguns casos, os danos causados são irreversíveis, tamanho o estrago que ela causa, em virtude de que mesmo a noticia sendo falsa, os prejuízos são reais.

Algumas pessoas ainda não se deram conta que a disseminação de Fake News com o objetivo de gerar pânico e formar um caos nas redes sociais, pode gerar ao indivíduo, mesmo que utilizando um perfil falso, a obrigação de indenizar por danos morais, se for demonstrada a lesão à moral ou imagem de alguém, ou até mesmo de indenizar por danos materiais, caso seja provado que as notícias falsas acarretaram prejuízos financeiros”, explicou André.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80 anos

Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80…

  Nesta quinta-feira (25), o tradicionalismo se despediu de Albino Manique, renomado músico natural de São Francisco de Paula. Aos 80…
Mulher morre em acidente na ERS-020, em Gravataí

Mulher morre em acidente na ERS-020, em Gravataí

  Uma tragédia ocorreu na madrugada desta quinta-feira (25) na RS-020, em Gravataí, quando uma mulher perdeu a vida após uma…
Funcionários de indústria de Gravataí fazem protesto e falam em greve após desacordo; entenda

Funcionários de indústria de Gravataí fazem protesto e falam…

  Funcionários da TKD, uma das principais indústrias de Gravataí, realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (23) na cidade. Os…