Polícia Civil incinera aproximadamente duas toneladas de drogas apreendidas

Polícia Civil incinera aproximadamente duas toneladas de drogas apreendidas
Continua Depois da Publicidade
Droga foi transportada em ação conjunta entre Brigada Militar e Polícia Civil. Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil destruiu, ontem (12), aproximadamente duas toneladas de drogas apreendidas entre os dias 27 de junho e 06 de julho. Para a ação, a PC e a Brigada Militar realizaram o transporte dos entorpecentes até uma empresa parceira do Estado para realizar a queima das drogas.

Continua Depois da Publicidade

Os entorpecentes foram apreendidos durante a segunda edição da Operação Narco Brasil deflagrada em todo o país no período de 10 dias para o combate às drogas. Os agentes da segurança pública gaúcha, apreenderam mais de duas toneladas de maconha e prendeu mais 424 pessoas, além de 24 menores apreendidos.

O RS empregou um efetivo de 4.541 agentes de Segurança Pública em 401 municípios. Nos 10 dias de operação, 1.540 viaturas foram empregadas nas ações.

Continua Depois da Publicidade

No Estado, 144 armas e 2.570 munições foram apreendidas. Do total de mais de 50 toneladas de drogas apreendidas no país durante a operação, no RS foram apreendidas maconha (2.071kg), crack (20,57 Kg), cocaína (62,6 Kg) e LSD (1.869 unidades).

A operação apreendeu, ainda, 50 revólveres, 52 pistolas, 25 espingardas, três metralhadoras, 14 fuzis e 2.570 munições variadas. Além de 10 mil buscas, 5.867 veículos foram fiscalizados e 575 locais averiguados. No RS foram lavrados 201 autos de prisão. Houve também cumprimento de 82 mandados de prisão e de 119 de busca e apreensão. Também foram realizadas 268 blitz, além de ações educativas como palestras e panfletagem.

Continua Depois da Publicidade

Em âmbito nacional, o destaque foi a apreensão de 1.029 armas; 50,2 toneladas de drogas (maconha, cocaína, crack, haxixe e oxidado) e 18,5 mil unidades de anfetaminas, ecstasy e LSD. Foram contabilizadas nas apreensões: maconha (45,6 toneladas), crack (1,6 tonelada) e ecstasy (12 mil unidades).

No país a operação apreendeu 714 menores, 423 revólveres, 316 pistolas, 200 espingardas, 32 carabinas, 24 metralhadoras e 34 fuzis, além de 12,7 mil munições variadas. Mais de oito mil pessoas foram presas. Desse total, 1,8 mil foram em flagrante.

Continua Depois da Publicidade

A ação de incineração dos entorpecentes marcou o final da Operação Narco no Estado. Em todo o Brasil, a ação  ocorreu no período de 27 de junho a 6 de julho, por ocasião da Semana Nacional de Combate às Drogas, comemorada anualmente, na quarta semana de junho (Art. 19-A da Lei 11.343/2006) e do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), celebrado no dia 26 de junho.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…
Defesa Civil fará simulado nos dutos de petróleo e de gás em Cachoeirinha 

Defesa Civil fará simulado nos dutos de petróleo e…

  A Defesa Civil de Cachoeirinha promoverá um simulado sobre medidas em situações de emergência nos dutos de petróleo e de…