• Geral
  • 4 de junho de 2021

Pioneira no Brasil, startup de Gravataí firma parceria com Toyota e mira outras gigantes

Pioneira no Brasil, startup de Gravataí firma parceria com Toyota e mira outras gigantes
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Pioneira no Brasil, startup de Gravataí firma parceria com Toyota e mira outras gigantes, ID: 38736

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade
Empresa é a primeira do Brasil a receber a homologação da Toyota do Japão. Foto: Guilherme Pacheco/Divulgação

Gravataí foi a cidade escolhida pelo engenheiro de Produção André Henrique de Britto e seu sócio, o administrador de empresas, com pós em Gestão do Meio Ambiente, Wladi Souza, para criar a Green Way for Automotive (GWA), startup que realiza um trabalho pioneiro para a reciclagem automotiva.

Continua Depois da Publicidade

A GWA é a primeira no Brasil a receber a homologação da Toyota do Japão para o trabalho e firmou uma parceria com a montadora. Segundo a empresa japonesa, “o reconhecimento e apoio a este tipo de iniciativa está diretamente ligado a um plano global da Toyota Motor Corporation. Até 2050, ao menos 100 projetos com a mesma finalidade serão reconhecidos pela companhia e implementados em todo o mundo, mirando uma sociedade cada vez mais baseada em sistemas de reciclagem”.

Até fechar o acordo com a empresa gravataiense, a Toyota – tanto por meio da matriz quanto, quanto da filial brasileira – iniciou, ainda em 2017, uma pesquisa para identificar potenciais parceiras no Rio Grande do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná. À GWA, a gigante japonesa deixou claro que o acordo não exige exclusividade, pelo contrário, a montadora incentiva que a startup busque mais parceiros. “Para eles, a causa ambiental é mais importante do que qualquer exclusividade”, explicam os sócios.

Continua Depois da Publicidade

Moradores de Novo Hamburgo e Porto Alegre, André e Wladi escolheram Gravataí por conta do histórico do município no setor metal mecânico, a proximidade com a GM, com o Aeroporto Salgado Filho e pela facilidade das rodovias.

Startup trabalha para o melhor aproveitamento do carro. Foto: Guilherme Pacheco/Divulgação

O trabalho da GWA consiste em coletar os veículos, realizar a descontaminação, já que os carros possuem diversos produtos como mercúrio, óleo, chumbo, entre outros, que precisam de um destino correto, para não contaminar o solo e ás aguas. A empresa separa os diversos tipos de materiais dos automóveis, desde os metais, até vidros, plásticos, borrachas, classifica de acordo com a qualidade e o tipo, e destina aos compradores. “Hoje, mais de 40% do veículo é descartado. Nossa meta é chegar a um aproveitamento de 95% do veículo”, apontou André.

Continua Depois da Publicidade

A reciclagem de veículos não é novidade na Europa, Estados Unidos e Ásia. No entanto, como o Brasil possui uma frota mais antiga, o processo é mais complicado, o que levou os empresários a criarem e patentiarem uma máquina própria para o trabalho. “No Brasil, o problema é um pouco mais complexo. O país nunca regulamentou a reciclagem automotiva e é um dos maiores mercados automotivos do mundo”, destacou Wladi.

Os empreendedores explicam que o mercado é pouco explorado devido ao tamanho da frota e a maneira como os carros são descartados. “É muito comum ver o proprietário abandonar o carro que não tem mais condições de uso, muitas vezes com dívidas que excedem o valor de venda. Quando os veículos são apreendidos, eles simplesmente não buscam mais”, comentou Wladi. André também projeta um crescimento da demanda com a tomada do mercado pelos carros elétricos, que deve ganhar força em um período próximo. “E hoje, no Brasil, não existe uma empresa voltada só para isso, que tenha a reciclagem automotiva no seu DNA. Este é o diferencial da GWA, o foco 100% neste trabalho”, analisou o engenheiro.

Continua Depois da Publicidade

Em seu site, a Toyota destacou a parceria com a empresa de Gravataí. “A escolha da GWA para essa parceria técnica é um importante passo dentro do Desafio Ambiental Global 2050 na América Latina, uma vez que este foi o primeiro projeto reconhecido pela matriz da Toyota na região”.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…
Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

Abrigados em CTG de Gravataí ganham festa de aniversário

  O palco e as dependências que muito acomodaram bailes, almoços, jantares e música tradicionalista, hoje dão lugar a camas e…
Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

  A planta da General Motors (GM) em Gravataí, que representa mais de 40% da arrecadação de ICMS da cidade, permanecerá…