Patrícia Alba, a primeira deputada da história de Gravataí

Patrícia Alba, a primeira deputada da história de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Patrícia estava como suplente do partido (MDB) e foi confirmada deputada após a vitória de Melo na Capital. Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

Ao longo da história política da cidade, sete homens foram deputados estaduais e dois passaram por Brasília, no entanto, nenhuma representante mulher havia ocupado um cargo eletivo.

Continua Depois da Publicidade

A eleição de Porto Alegre neste último domingo (29), que confirmou Sebastião Melo (MDB) como prefeito, não só garantiu a titularidade de uma das cadeiras à primeira-dama e presidente estadual do MDB Mulher, Patrícia Alba, mas também ‘cravou’ na história da cidade o feito de ser a primeira mulher a representar a quarta economia do Estado na Assembleia.

na Câmara dos Deputados. O primeiro representante estadual foi Dorival de Oliveira, em 1978 (dois mandatos). Depois o município foi representado pelos seguintes; Abílio Alves dos Santos (três mandatos); Francisco Pinho; Miki Breier (três mandatos), além de Daniel Bordignon (dois mandatos); Sérgio Stasinski e Marco Alba (três mandatos) – com a segundo maior votação do RS em 2010.

Continua Depois da Publicidade

Em Brasília, Gravataí também já foi representada. A primeira vez foi com o ex-prefeito Edir Oliveira (PTB), que ficou por dois mandatos. Por último foi o emedebista Jones Martins, suplente no pleito, mas que acabou assumindo em maio de 2016. Desde então, Gravataí estava sem representação até a combinação dos eleitos pelo MDB, que governará 36% da população estimada do Rio Grande do Sul, incluindo Gravataí, com a vitória de Luiz Zaffalon (MDB), sucessor do prefeito Marco Alba.

No dia 17 de novembro, em uma entrevista ao Giro de Gravataí, Patrícia destacou a importância de ter representantes na Assembleia. “Se eu já estivesse na Assembleia, o Mercado Livre não teria ido embora. O Governador teria que me ouvir e eu não deixaria a cidade perder estes 2.500 empregos”, comentou.

Continua Depois da Publicidade

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de nova rede em Gravataí

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de…

  O investimento no sistema de esgotamento sanitário garante mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio-ambiente. É com…
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…