Paróquia Nossa Senhora das Graças é alvo de criminosos em Gravataí

Paróquia Nossa Senhora das Graças é alvo de criminosos em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Pároco mostra como os criminosos utilizaram a cruz para romper uma das portas | Foto: Gabriel Siota Ganzer

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, às margens da Avenida Dorival de Oliveira, foi alvo de criminosos no final da noite desta última quinta-feira (01), em Gravataí. De acordo com o pároco Fabiano Glaeser, após ouvir barulhos vindos do interior da igreja, ele subiu até o escritório para averiguar a situação. Foi neste momento que ele viu a porta sendo forçada e resolveu disparar os alarmes do local afim de espantar os criminosos.  Após três alarmes e com a chegada de membros da comunidade foi possível confirmar que a paróquia havia sofrido uma tentativa de furto.

Continua Depois da Publicidade

Para entrar nas dependências os criminosos cortaram as grades que dividem a área da igreja com um terreno baldio. Depois eles forçaram e desmontaram uma porta de madeira; assim já estavam no interior da capela. Lá eles ainda forçaram outras duas portas e vasculharam alguns locais, incluindo a eucaristia. Um pedestal com uma cruz, utilizada nas missas, serviu como equipamento para os criminosos romperem uma repartição aonde ficam os microfones e a aparelhagem de som.

Embora o prejuízo tenha sido amenizado pela frustrada tentativa, Fabiano ressalta que pelo modo de atuação eles poderiam ter planejado a entrada, esperando o melhor momento. “Estava ocorrendo uma atividade de um dos nossos movimentos paroquiais, logo após o término houve a invasão. Possivelmente eles esperaram e já monitoravam nossa paróquia para tentar esse roubo. Um outro ponto é que eles sabiam o que estavam fazendo, e que se tratava da casa de Deus. Se fossem usuários de drogas, ou estivessem alucinados, pegariam qualquer coisa para vender, os cálices da eucaristia por exemplo; são dourados, poderiam ter levado, mas apenas reviraram para buscar algo de maior valor, eles sabiam o que estavam fazendo”, contou ele.

Continua Depois da Publicidade
PE Fabiano acredita que o crime tenha sido premeditado | Foto: Gabriel Siota Ganzer

O pároco ainda informou que na próxima terça fará uma reunião com a coordenação para avaliar o prejuízo e fazer investimentos, como a troca das portas e também a possível instalação de câmeras de segurança no local. A Brigada Militar (BM) foi chamada e um boletim de ocorrência foi registrado. Até o fechamento desta matéria ninguém havia sido preso.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação por conta da cheia do Rio Gravataí

Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação…

  A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu às 23h30 desta quarta-feira (01) um novo alerta de risco de…
“O Rio Grande do Sul enfrenta o pior desastre da história”, diz Leite em coletiva

“O Rio Grande do Sul enfrenta o pior desastre…

  O Rio Grande do Sul enfrenta sua maior tragédia já registrada, declarou o governador Eduardo Leite em resposta aos estragos…
Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí; confira os pontos de doação

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí;…

  Com as previsões apontando para um aumento no volume de chuvas nos próximos dias, a Prefeitura intensifica sua campanha de…