Para destravar a compra de vacinas, prefeituras buscarão apoio do TCE e do Ministério Público

Para destravar a compra de vacinas, prefeituras buscarão apoio do TCE e do Ministério Público
Continua Depois da Publicidade
Prefeito de Cachoeirinha já assinou a adesão ao consórcio. Foto: PMC/Divulgação

O prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, participou, na manhã desta quinta-feira (04), da reunião da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que deu andamento à proposta do consórcio nacional de municípios para a compra da vacina SputnikV, para a prevenção da covid-19. De acordo com o ex-prefeito de Campinas e presidente da FPN, Jonas Donizette, 960 cidades, sendo 20 capitais já aderiram à iniciativa. “Perfaz uma população de 86 milhões de brasileiros, é um grande sucesso”, avaliou.

Continua Depois da Publicidade

Segundo Miki, na conversa de hoje, ficou decidido que os municípios farão contato com seus procuradores e buscarão apoio do Ministério Público e dos Tribunais de Conta dos Estados, para buscar soluções e tirar entraves. Aqui, este contato será feito pela Granpal, consórcio que representa as cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.

“Temos o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. Queremos continuar seguindo, mas queremos somar, estamos querendo agilizar”, explicou o prefeito de Cachoeirinha. Miki ainda cobrou celeridade do Governo Federal que, em suas palavras, “Não tem sido exemplar. Não assinaram a compra das vacinas no ano passado, criaram problemas diplomáticos com a China. Fizeram algumas barbeiragens”, analisou.

Continua Depois da Publicidade

Segundo o presidente da FNP, os municípios não têm despesa para entrar no consórcio. Após a adesão por parte das prefeituras, a instituição envia uma minuta de Projeto de Lei para ser encaminhada à Câmara de Vereadores. O prazo para adesão é até amanhã (05). Cachoeirinha aderiu ao consórcio. Confira o vídeo encaminhado por Donizette aos prefeitos:

Em conversa com a reportagem do Giro de Gravataí, Miki ainda destacou que não existe nenhuma informação oficial sobre um possível lockdown no estado, mas que o assunto é sempre trazido por alguns prefeitos, enquanto outros divergem.

Continua Depois da Publicidade

“Alguns prefeitos, eu me incluo entre eles, entendemos que não foi o pequeno empresário o responsável, foram as festas as aglomerações no litoral. Mas agora não é hora de achar culpados. Estamos sofrendo com isso. Existe uma pressão do comércio e das escolas, mas o governador suspendeu a cogestão (que permitia medidas mais flexíveis dos municípios) e a Justiça proibiu o retorno as aulas”, observou. “O camarada que tem o comércio para levar comida para a família, também está lutando pela vida. Não existe embate entre vida e economia”, completou.

O prefeito de Cachoeirinha também lembrou que as cidades litorâneas decretaram um lockdown no fim de semana. “No carnaval, eu suspendi o ponto facultativo, fui criticado por isso. Mas no litoral, era a hora de fechar. Nós vimos as praias, não se enxergava areia. Vão fechar neste fim de semana, com todo o respeito, a decisão foi atrasada”, criticou.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Cachoeirinha inicia força-tarefa para emissão das certidões dos desabrigados

Cachoeirinha inicia força-tarefa para emissão das certidões dos desabrigados

  Em uma união de esforços do Poder Judiciário com o Registro Civil, com o apoio da OAB Cachoeirinha e da…
Ponte segue bloqueada em Cachoeirinha, mas acesso à capital pela Papa João XXIII está liberado

Ponte segue bloqueada em Cachoeirinha, mas acesso à capital…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, atualizou, no final da tarde desta segunda-feira (13), a situação nas entradas e saídas de Cachoeirinha…
Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para este mês em Cachoeirinha

Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que o período de recesso escolar, inicialmente…