• Geral
  • 11 de março de 2020

Padre Fabiano | Uma nova década desponta

Padre Fabiano | Uma nova década desponta
Continua Depois da Publicidade
Foto: Divulgação/Reprodução

A primeira quinzena de março está chegando ao fim – quase três meses do ano se passaram, em pouco tempo estaremos às portas de 2021, dirão os ansiosos – e uma reflexão me vem à mente: estamos iniciando uma nova década! Não sei se você parou para pensar nisso, caro leitor, cara leitora. Estamos iniciando a segunda década do terceiro milênio.

Continua Depois da Publicidade

Volto 20 anos no tempo: ano 2000. Na verdade, volto ao final da década de 90. Preparávamo-nos para o ano 2000. A Igreja Católica lançara a campanha “Rumo ao terceiro milênio.” O Papa João Paulo II pediu que se celebrasse um tríduo em preparação ao ano 2000, em 1997, 1998 e 1999. Os católicos do mundo todo eram convidados a se prepararem para comemorar os dois mil anos do nascimento de Jesus Cristo. O Brasil preparava uma grande comemoração de seus 500 anos de descoberta. Foram dias de festa.

Mas lembro também a preocupação que muitos estampavam no rosto: pensavam 2000 seria o ano do Apocalipse, o fim do mundo. Para os religiosos, uma intervenção divina que acabaria com o mundo corrompido, a exemplo do que já acontecera no dilúvio; para outros, uma hecatombe nuclear causada pelo crescente conflito entre as nações.  Pululavam previsões apocalípticas de todos os lados, videntes brotavam da terra dando detalhes de que como seria o tenebroso ano 2000, o que provocava arrepios em muita gente.

Continua Depois da Publicidade

Pois bem, estamos em 2020. Há vinte anos, um novo século e um novo milênio despontavam à nossa frente. Muitos sonhos e planos. Quem nasceu naquele ano, já está com vinte anos, na fase adulta, talvez até com família constituída. Começos sempre nos colocam diante de uma estrada desconhecida cujo final é mais desconhecido ainda: nascimento de filhos, casamento, começo de emprego, moradia. Da mesma forma, o começo de uma década. O que nos espera nesses próximos vinte anos? O que nos reserva a década de 20 do século XXI? Perguntas das quais não conseguimos fugir.

Apesar de tantas situações limite que enfrentamos a nível nacional e mundial – extrema polarização na política, epidemia de coronavírus, conflitos entre nações – estou vivendo uma fase otimista em minha vida. Encaro a nova década com realismo mas também otimismo. Ao final dos anos 20 – 2029 pra ser mais exato – atingirei a marca do meio século, o que, em vez de me colocar no caminho da amargura, por estar indo do meio para o fim da vida, me deixa ainda mais otimista, pelas coisas boas que já vivi, que já realizei, e pelas que ainda vou realizar. E exorto a cada leitor dessa coluna, que encare a nova década assim: com realismo e otimismo. O que acontecer nos próximos dez anos, depende somente de nós.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…
Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar aos seis metros nas próximas horas

Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar…

  A Prefeitura de Gravataí atualizou, no fim da tarde de hoje (2/5), os dados sobre as chuvas que atingem a…