Padre Fabiano | A procissão de Nossa Senhora dos Navegantes

Padre Fabiano | A procissão de Nossa Senhora dos Navegantes
Continua Depois da Publicidade
Foto: Governo do RS/Divulgação

Após um período de merecidas férias, onde pude descansar a cabeça do tsunami vivido em 2020 devido à pandemia e suas consequências espirituais, psicológicas e econômicas, é hora de voltar às atividades paroquiais, intelectuais e jornalísticas. Retomo minhas colunas no Giro escrevendo sobre a maior festa religiosa de Porto Alegre, e que tem seus reflexos em Gravataí, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

Continua Depois da Publicidade

No bairro Boa Vista temos a Capela Nossa Senhora dos Navegantes, atendida pela Paróquia Nossa Senhora das Graças, que terá sua missa hoje às 19 horas; e o Clube Caça e Pesca, no Parque dos Anjos, durante muitos anos promoveu a procissão fluvial em honra a Nossa Senhora dos Navegantes.

A história da procissão de Navegantes em Porto Alegre remonta ao ano 1870, quando portugueses que moravam na cidade resolveram criar uma devoção à virgem protetora dos navegantes. João José Farias, Joaquim Assumpção, Joaquim Antônio Campos, Francisco de Lemos Pinto e outros lusitanos, eram proprietários de barcos à vela vinculados ao transporte marítimo e tiveram a ideia de iniciar na cidade a devoção à Maria, mãe dos marujos.

Continua Depois da Publicidade
Última homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes em Gravataí ocorreu em 2019. Foto: Andrei Fialho

Encomendaram uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes ao escultor português João de Affonseca Lapa, morador da Vila Nova de Gaia, que executou o serviço por meio conto de réis. A imagem veio para Porto Alegre por intermédio de três porto-alegrenses que estavam em Portugal comprando barcos; eram eles João Joaquim Campos, Francisco de Lemos Pinto e João José de Farias, donos , respectivamente, dos barcos Rio Grande, Prontidão e Porto Alegre.

Os três iates chegaram a Porto Alegre em janeiro de 1871. Próximo à data da chegada da imagem à capital riograndense, a Igreja celebrava – e ainda celebra – a festa da Apresentação de Jesus no Templo, no dia 02 de fevereiro. Segundo a lei judaica, o primeiro filho deveria ser consagrado a Deus, preferencialmente no Templo. Jesus era o filho mais velho – e único – de José e Maria, e eles o apresentaram no Templo de Jerusalém, onde dois profetas, Simeão e Ana, profetizaram a missão de Jesus entre os seres humanos: ser o messias salvador. A Igreja Católica celebra isso a cada dia 02 de fevereiro, e é uma importante celebração litúrgica. Essa data foi escolhida pelos lusitanos porto-alegrenses para celebrar Nossa Senhora dos Navegantes.

Continua Depois da Publicidade

Não havia em Porto Alegre uma igreja dedicada a Nossa Senhora dos Navegantes, por isso a festa foi realizada na Igreja Menino Deus, na Zona Sul, sendo antes exposta na Igreja Nossa Senhora da Conceição, ficando ai até o dia 29 de janeiro, quando foi conduzida, de barco, até a Igreja Menino Deus. No dia 20 de janeiro de 1875, a Sra. Margarida Freire de Andrade Paiva, doou um terreno para a construção de uma igreja. Já no dia 02 de fevereiro, a quinta festa de Navegantes foi realizada neste terreno onde seria construída a igreja, que foi destruída por um incêndio no início do século XX, assim como a imagem original. Outra foi encomendada ao mesmo escultor, e a atual igreja foi construída.

A procissão de Navegantes de Porto Alegre é o maior evento religioso da cidade, talvez do estado, reunindo, anualmente, cerca de cem mil pessoas, não somente católicos, mas também umbandistas, que no mesmo dia 02 de fevereiro celebram Iemanjá, o orixá das águas. O sincretismo religioso fez com que Nossa Senhora dos Navegantes fosse associada a Iemanjá, uma divindade das religiões de matriz africana.

Continua Depois da Publicidade

Embora sendo muito diferentes uma da outra, uma vez que Iemanjá é considerada uma divindade, enquanto Maria é uma criatura humana escolhida para ser a mãe de Jesus, e não tem natureza divina, a inculturação é uma realidade, o sincretismo aconteceu, e o diálogo inter-religioso permite que duas religiões se reúnam no mesmo dia para celebrar, e torna muito rica a festa. Em 2010, a procissão foi homologada como Patrimônio Imaterial da Cidade de Porto Alegre, passando a ser, além de um evento religioso, um evento cultural da cidade.

Nunca participei da procissão de Navegantes, mas assisto pela TV. É um espetáculo, e fico refletindo sobre a religiosidade popular. Há tantos intelectuais e políticos, e até os intelectuais da academia facebookeana – o Facebook tem revelado muitos doutores em economia, política, filosofia e até teologia – que bradam sobre uma laicidade do Estado, sobre religião não ser importante, sobre tirar a religião da esfera pública. Ou nunca assistiram uma procissão de Navegantes, de Medianeira em Santa Maria, nunca foram a Aparecida ou a Caravaggio, ou não são tão democráticos quanto dizem, pois não percebem ou não respeitam cem mil pessoas que, todo dia 02 de fevereiro, vão até o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes e choram olhando para a imagem da mãe de Jesus, fazem seus pedidos, seus agradecimentos.

Continua Depois da Publicidade

Antes do dia 02, a imagem de Navegantes fica no Santuário Nossa Senhora do Rosário, na Vigario José Inácio, e ali, tantas outras centenas de milhares de pessoas passam para rezar e fazer seus pedidos para a Virgem Protetora dos Marujos. Que neste dia 02 de fevereiro, Nossa Senhora dos Navegantes interceda por todos os leitores do Giro de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…
Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar aos seis metros nas próximas horas

Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar…

  A Prefeitura de Gravataí atualizou, no fim da tarde de hoje (2/5), os dados sobre as chuvas que atingem a…