Padre Fabiano | A polêmica dos Dois Papas

Padre Fabiano | A polêmica dos Dois Papas
Continua Depois da Publicidade
Foto: Divulgação/Reprodução

Às vezes tenho a impressão de que a sociedade é alimentada por polêmicas. O que seria das conversas de parada de ônibus sem uma boa polêmica? Como sobreviveriam as redes sociais sem uma polêmica bem quente? E digo mais: na sociedade do século XXI – já passados vinte anos de seu início – a reflexão poderia ser ampliada: a sociedade é alimentada de fake news. Mas isso é assunto para uma outra coluna…

Continua Depois da Publicidade

Entre tantas polêmicas recentes, a última (já devo estar desatualizado dizendo que essa é a última) toca diretamente o estilo de vida que escolhi. Sim, já explico. No último dia 13 de janeiro, o site católico de notícias ACI Digital noticiou o lançamento  do livro  Des profondeurs de nos cœurs (em português “Do mais profundo dos nossos corações”), pela editora Fayard. Segundo o site, o livro teria sido escrito pelo Papa Emérito Bento XVI e pelo Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, ou seja, responsável pela liturgia.

Ainda segundo o Aci Digital, o livro contém uma série de reflexões sobre o sacerdócio católico e o celibato sacerdotal, que é a disciplina pela qual os padres católicos de rito latino devem ser solteiros ( ver https://www.acidigital.com/noticias/bento-xvi-e-cardeal-sarah-publicam-livro-sobre-celibato-sacerdotal-63454). Nesta publicação, o Papa Emérito faz uma defesa irrestrita do celibato. E aí começou a polêmica.

Continua Depois da Publicidade

Em outubro de 2019, o Papa Francisco presidiu em Roma o Sínodo Extraordinário para a Região Pan-Amazônica, um encontro de três semanas com bispos e cardeais do mundo inteiro para discutir novos métodos de mais eficazmente evangelizar a região. Um dos problemas levantados pelos bispos foi a falta de sacerdotes na Amazônia, o que faz com que as populações ribeirinhas fiquem muito tempo sem os sacramentos. Como solução, foi proposta que, nessas regiões, homens casados fossem ordenados sacerdotes, de modo que possam, nos lugares onde moram e sem ser transferidos, como os padres solteiros, atendessem sacramentalmente a população. Tal proposta teve apoiadores e opositores, alguns mais exaltados de ambos os lados.

Encontro verdadeiro entre Papa Francisco e o Papa Emérito Bento XVI. Foto: Divulgação

O Papa Francisco ainda decidiu se acolherá a proposta dos padres sinodais, o que fará quando escrever a exortação apostólica pós-sinodal, que é um texto escrito pelo Papa no qual toma as decisões finais a respeito do que foi debatido no Sínodo. Apenas três meses após o Sínodo, “aparece” um livro, escrito pelo Papa Emérito, reafirmando o celibato sacerdotal. Eis a polêmica.

Continua Depois da Publicidade

Alguns veículos da mídia aproveitaram para inserir uma possível discórdia entre os dois papas. Mesmo dentro da Igreja, houve quem alimentou essa possível cisão, ou até falaram num ato de má fé do Cardeal Sarah, taxado de ultraconservador – na verdade um homem de muita fé, muito fiel à Igreja, e contrário sim a algumas mudanças. Mas quem disse que toda mudança é boa? Segundo algumas fontes, o Cardeal natural da Guiné teria  aproveitado um texto do ex-papa, que não sabia do livro.

O esclarecimento veio do próprio Papa Emérito, através de seu secretário particular, o bispo alemão Georg Gaenswein. Bento XVI sabia do livro, escreveu um texto sobre o sacerdócio e sobre o celibato, e o entregou ao Cardeal Sarah para que o utilizasse como bem entendesse. Mas pediu que seu nome fosse retirado da capa como autor, e figurasse apenas como colaborador, justamente para desfazer toda a polêmica.

Continua Depois da Publicidade

De fato, não há oposição entre os dois papas nesse assunto, uma vez que Francisco já disse diversas vezes que concorda com o celibato sacerdotal e não pensa em abrir uma outra possibilidade. Alias, não há oposição entre os dois papas, como querem fazer parecer desde 2013, e como o cineasta Fernando Meirelles quis fazer parecer em seu filme “Dois Papas”. E a prova são as constantes visitas que Francisco faz a Bento XVI ao longo do ano. Mas, se não houver oposição, o sistema polemista que tanto recheia as mentes fantasiosas deixa de ser alimentado, e tudo cai por terra.

Polêmica encerrada!

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Decreto em Gravataí deve suspender negociações para a venda da Casa Canônica; entenda

Decreto em Gravataí deve suspender negociações para a venda…

  Polêmica na cidade desde o ano passado, a possível venda da Casa Canônica de Gravataí para a construção de um…
Setembro Amarelo para quebrar o preconceito com quem busca ajuda psicológica

Setembro Amarelo para quebrar o preconceito com quem busca…

  Setembro é um mês que se destaca por muitos motivos, e um deles é um movimento especial e importantíssimo para…
As vantagens de consertar seu celular em uma assistência técnica de qualidade

As vantagens de consertar seu celular em uma assistência…

  Cell Quality – Atualmente, os smartphones se tornaram uma parte essencial de nossas vidas, sendo utilizados para diversas atividades, como…