Padre Fabiano | 2022 será um ano bom

Padre Fabiano | 2022 será um ano bom
Continua Depois da Publicidade
Foto: Alexandre Macieira/SECOM

A cada réveillon dessa nossa era digital, sempre tiro um tempo para observar as postagens no Facebook e Instagram. São fotos muito bonitas: famílias reunidas na meia noite do dia 31 de dezembro, vestindo suas melhores roupas – em geral compradas especialmente para a virada – e abaixo de cada foto mensagens de esperança de um novo tempo mais alegre, mais fraterno, com menos problemas e mais felicidade.

Continua Depois da Publicidade

Cada pessoa, cada família tem seus rituais para a virada, dos mais diversos, mas todos têm, todos. Roupa com uma cor especifica para atrair dinheiro, outra cor para atrair paz, outra cor para atrair o amor; pular sete ondas no mar, comer lentilha à meia-noite, ou participar da missa no caso dos católicos, ou rezar uma ave-maria e um pai-nosso. Não importa. Todos têm algum ritual, alguma fórmula para que o ano que se inicia seja melhor que o ano que passou. Todos veem nos próximos 365 dias uma oportunidade de realizar sonhos, de concretizar projetos, ou de simplesmente deixar para trás os últimos 365 dias, que podem ter sido, para alguns, de muita frustração ou de tristeza. E vamos combinar que os últimos 730 dias têm sido muito tristes devido à pandemia que estamos enfrentando. Assim, as duas últimas viradas foram ainda mais permeadas por rituais para atrair tempos melhores.

Isso é bom, porque mostra que as pessoas ainda são otimistas. Sim, as fotos que vi nas redes sociais são de pessoas muito otimistas, que ainda acreditam que o ano novo será um ano bom. Os muitos rituais para atrair sorte mostra que as pessoas ainda tem a crença de que um novo tempo é possível. Otimismo nos tempos que vivemos é fundamental, porque ele dá força para enfrentarmos as agruras da vida. Uma pessoa otimista consegue sorrir mesmo em meio às dificuldades; um otimista, quando cai, levanta e continua a caminhar: uma pessoa pessimista, nem sai do lugar por medo de que algo ruim vá acontecer no caminho.

Continua Depois da Publicidade

Eu sou um otimista. Acredito que 2022 será melhor que 2021. Meu ritual de réveillon foi a Missa, onde coloquei sobre o altar da Eucaristia o ano que passou, ofertei como sacrifício os problemas, as agruras, as tristezas, e pedi com muita fé a Deus que 2022 seja um ano bom. Não pedi menos problemas, menos cruzes, mas pedi que Deus me dê forças de carregar cada cruz que me for dada.

O ano de 2022 será marcado por algumas celebrações históricas, a mais importante delas em setembro: o bicentenário da proclamação da nossa independência. Em fevereiro, teremos o centenário da Semana de Arte Moderna. Em março, os 250 anos da cidade de Porto Alegre. A nível mais local, os 250 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, cujos festejos foram abertos no último dia 22 de dezembro. Sobre cada um desses eventos, podem aguardar uma coluna minha. Enfim, será de fato um ano bom, com muitas comemorações e, se Deus quiser, com a volta à vida normal.

Continua Depois da Publicidade

Que Deus conceda a cada um de vocês, leitores do Giro de Gravataí, um feliz e abençoado 2022. Que Deus abençoe cada um de vocês, que Nossa Senhora das Graças derrame muitas graças sobre suas vidas, que seus projetos se realizem.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Confira os melhores horários para trafegar pela Freeway entre hoje e 2 de janeiro

Confira os melhores horários para trafegar pela Freeway entre…

  Segundo a CCR ViaSul, mais de 423 mil veículos deverão se deslocar pela Freeway, em ambos os sentidos, entre esta…
Igreja Matriz divulga programação das missas especiais de natal e ano novo em Gravataí

Igreja Matriz divulga programação das missas especiais de natal…

  Com a chegada do final de ano e o advento natalino, a Igreja Matriz de Gravataí divulgou a programação das…
Festa do empreendedorismo feminino de Gravataí ocorre em dezembro

Festa do empreendedorismo feminino de Gravataí ocorre em dezembro

  No dia 5 de dezembro, haverá Noite da Virada em Gravataí. Promovido pela Academia da Mulher Empreendedora (AME), o evento,…