• Geral
  • 5 de março de 2020

Obras da ERS-118 devem ser concluídas ainda este ano, garante diretor-geral do Daer

Obras da ERS-118 devem ser concluídas ainda este ano, garante diretor-geral do Daer
Continua Depois da Publicidade
Foto: Governo do RS/Divulgação

As obras para a duplicação da ERS-118 devem ser concluídas até o final de 2020, é o que garante o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), Luciano Faustino da Silva. “Esta é a principal obra do Daer, a ERS-118 é de extrema importância, liga duas rodovias federais também muito importantes, a BR-290 (a Freeway) e a BR-116. Nosso compromisso com o Governador Eduardo Leite e com o secretário Juvir Costela é a conclusão até o fim do ano, em dezembro”, revelou o diretor.

Continua Depois da Publicidade

Ele explicou que a obra foi dividida em três partes, a primeira do quilômetro 0 ao 5, a seguinte do 5 ao 11 e a última, do 11 ao 21, que inclui o trecho da via em Gravataí. De acordo com ele, na média dos três segmentos, a obra já atingiu 87% de execução.

O diretor afirma que a única situação que pode alterar o prazo é o fornecimento de asfalto, mas é pouco provável que haja algum percalço. Ocorre que a única empresa que realiza o serviço é a Petrobras, então, se a estatal enfrentar alguma dificuldade para o fornecimento, isso poderá impactar a obra. “É a única variável que pode prejudicar o andamento da obra e não é algo que o Daer tenha controle, mas é pouco provável que aconteça”, analisou.

Foto: Governo do RS/Divulgação

Ele ainda explicou que pelo estágio avançado dos trabalhos, as condições climáticas não têm mais interferência sobre o prazo de término. “Como estamos na fase de asfaltamento, mesmo que chova um dia, se na manhã seguinte fizer sol, durante a tarde o trabalho já pode ser retomado”, contou.

Luciano Faustino ainda ressaltou que a obra não inclui apenas a duplicação da estrada, mas também envolve ruas laterais da via. Incluindo todas as faixas, serão mais de 80 quilômetros de asfaltamento. Desde a posse do governador Eduardo Leite, em janeiro de 2019, até a conclusão dos trabalhos, o orçamento é de R$131 milhões.

Continua Depois da Publicidade

A segurança dos pedestres também está sendo pensada. O diretor revela que estão sendo elaborados os projetos para a construção de sete passarelas ao longa da rodovia. Ele conta que elas devem ser encaminhadas para o processo de licitação. A previsão é que cada uma seja construída com um investimento de aproximadamente R$1,5 milhão.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Polícia Federal prende em Gravataí acusado de participar de rede europeia de pornografia infantil

Polícia Federal prende em Gravataí acusado de participar de…

  Uma operação da Polícia Federal a nível nacional na manhã desta quarta-feira (27) resultou na prisão em flagrante de um…
“Iremos fixar a marca de Gravataí como polo logístico”, afirma prefeito sobre a vinda da Shoppe

“Iremos fixar a marca de Gravataí como polo logístico”,…

Após uma das maiores plataformas de comércio virtual do mundo, pertencente ao Sea Group, confirmar a instalação de um centro de…
Clínica ilegal de bronzeamento é fechada em Gravataí

Clínica ilegal de bronzeamento é fechada em Gravataí

  Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Civil de Gravataí, com apoio da Vigilância Sanitária, realizou uma operação que resultou…