• Geral
  • 20 de dezembro de 2019

Número de animais abandonados nas ruas cresce 60% no período das férias, em Gravataí

Número de animais abandonados nas ruas cresce 60% no período das férias, em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Canil Municipal é opção para quem quer adotar um amigo de quatro patas. Foto: Letícia Vargas

A informação vem do Canil Municipal, o período de férias é o que registra o maior número de abandono de animais em Gravataí, um aumento de 60%. Mais, durante as festividades, os resgates de bichinhos atropelados sobe de 40 para 65 na cidade.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com a prefeitura, além do abandono, os animais também sofrem maus-tratos durante a temporada de férias. Muitos donos viajam de deixam seus bichos de estimação presos a correntes. A dificuldade para se mexer com liberdade acaba provocando feridas. Há registros extremos de animais deixados sem comida, que acabam morrendo.

No município, duas leis foram aprovadas na Câmara de Vereadores de Gravataí. A lei nº 3266/2012, proposta pelo poder executivo, e a lei 3488/20114, proposta pelo legislativo,  dispõem sobre a Política de Proteção aos Animais. A punição para quem comete estes crimes contra os animais vaira entre multa até a assinatura de um Termo Circunstanciado.

Continua Depois da Publicidade

A diretora do Canil Municipal de Gravataí, Márcia Becker, chama a atenção para a maldade que é cometida contra os bichos de estimação. “As pessoas vão para suas férias, feriados e festas e deixam os animais nas ruas e estradas. Muitos são deixados sozinhos em casa ou com pessoas irresponsáveis, que acabam não cuidando da maneira correta. Animais são vidas, não são objetos. Sentem frio, calor, fome e sede. Eles nos amam de forma incondicional e tem uma necessidade de cuidados comparada a uma criança. Não abandone quem jamais te abandonaria”, alerta.

Em caso de flagrante de maus-tratos ou abandono de animais, você pode anotar a  placa do carro e fazer o boletim de ocorrência (B.O), inclusive pela internet, no site da Delegacia Online: https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol/#!/index/main

Continua Depois da Publicidade

Outra opção é ligar para a Guarda Municipal, pelo número 153, ou para a Brigada Militar, 190.

Além de resgatar os animais abandonados, o Canil Municipal também é uma opção para quem deseja adotar um amigo de quatro patas. Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, apresentar comprovante de residência e assinar um termo de compromisso. Dentro do processo de adoção está prevista uma visita à casa de quem quer ter um bichinho ao seu lado. Dessa forma o animal e a pessoa estarão seguros de uma amizade longa e duradoura.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Catálogo para adoção de animais do Canil de Gravataí será lançado na segunda-feira

Catálogo para adoção de animais do Canil de Gravataí…

  Na próxima segunda-feira (16), a Prefeitura de Gravataí realizará o lançamento oficial do catálogo de adoção do Canil Municipal. Após…
Com sinais de violência, cão da raça pitbull é encontrado morto em Gravataí

Com sinais de violência, cão da raça pitbull é…

  No último domingo (28) um cachorro, da raça pitbull, foi encontrado morto pela Guarda Municipal, em Gravataí. O animal que…
Centro Municipal de Saúde Animal facilita o atendimento em Cachoerinha

Centro Municipal de Saúde Animal facilita o atendimento em…

Para os tutores de pet de Cachoeirinha agora há uma nova opção de contato com Centro Municipal de Saúde Animal 4…