Novo braço robótico que auxiliará na indústria 4.0 será inaugurado em Gravataí

Novo braço robótico que auxiliará na indústria 4.0 será inaugurado em Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

Nesta sexta-feira (22), haverá a inauguração oficial da nova célula robótica de Gravataí. O evento ocorre no Colégio Sinodal, local em que o robô está localizado, a partir das 14h. O braço robótico oportuniza a capacitação de jovens e adultos para a indústria 4.0, pré-requisito para atingir a excelência da indústria 5.0.

Continua Depois da Publicidade

Desde 2021, a Prefeitura, através da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), vem trabalhando em estreita colaboração com diversos parceiros do ecossistema de Gravataí para a realização do projeto, incluindo a General Motors (GM), Escola SESI Gravataí, Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí (AGTI), QI Faculdade & Escola Técnica de Gravataí, Colégio Sinodal Prado Bairro Cidade e Conselho de Inovação e Tecnologia (Comcet).

De acordo com o prefeito Luiz Zaffalon, o evento é um momento histórico para a comunidade da inovação, pois representa um passo significativo em direção à inovação e ao progresso tecnológico. “A instalação desta célula robotizada é mais do que apenas a introdução de uma nova tecnologia na comunidade escolar e acadêmica, é um símbolo do compromisso em preparar pessoas para os desafios do futuro, capacitando-os com as habilidades necessárias para prosperar em um mundo cada vez mais orientado pela tecnologia”, comenta.

Continua Depois da Publicidade

Sobre o equipamento:

O braço robótico, oferecido em doação pela GM, é um FANUC R-2000iB/210F. A FANUC é uma empresa japonesa especializada na produção de robôs industriais, particularmente para a indústria automobilística. O robô em questão é um manipulador com acionamento pneumático. Segundo Rosario (2010, p. 77-78), esse tipo de robô industrial apresenta vantagens em relação aos sistemas hidráulicos, destacando-se sua rapidez, custo relativamente mais baixo, manutenção mais simples e maior constância em velocidades mais altas.

Continua Depois da Publicidade

Embora suas aplicações na indústria sejam variadas, com atuação em pintura, solda e corte, na escola, por questões de segurança e viabilidade, seria utilizado com garras de transporte, um dos usos mais frequentes no âmbito industrial. O braço robótico possui 1240kg, capacidade de carga de até 210kg, seis eixos articulados e precisão de 0,3mm.

*Com informações e foto da Prefeitura de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Feira vai fomentar negócios da Economia Solidária em Gravataí na próxima semana

Feira vai fomentar negócios da Economia Solidária em Gravataí…

  Na próxima segunda-feira (15), haverá a 2ª edição da FeirAí na Prefa, em Gravataí. A ação, que é aberta a…
Prefeitura irá inaugurar ginásio com nome da atleta gravataiense Aline Fofonka

Prefeitura irá inaugurar ginásio com nome da atleta gravataiense…

  Na próxima sexta-feira (12), a Prefeitura de Gravataí, por  meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), irá inaugurar…
Gravataí recebe mais de 400 kits de enxoval do Programa Mãe Gaúcha

Gravataí recebe mais de 400 kits de enxoval do…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), recebeu 464 kits de enxoval…