Nos 20 anos da Casa dos Açores, Gravataí é presenteada com um monumento

Nos 20 anos da Casa dos Açores, Gravataí é presenteada com um monumento
Continua Depois da Publicidade
Monumento foi construído pela Prefeitura de Gravataí e é um presente aos 270 do povoamento açoriano no Estado. Foto: Júlio Barbosa

A Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul (Caergs) celebra 20 anos nesta quinta-feira (23/3). Em comemoração à data e aos 270 anos do povoamento açoriano no estado (comemorados em 2022), a instituição e a Prefeitura de Gravataí vão entregar um presente à população, amanhã (24/3). Em solenidade às 17h30, será inaugurado o Monumento Açoriano, no Parcão.

Continua Depois da Publicidade

Segundo a presidente da Caergs, Viviane Peixoto Hunter, trata-se da fachada de uma residência com arquitetura tradicional nos Açores. A ideia para a construção surgiu no ano passado, durante a organização das atividades alusivas à chegada dos primeiros açorianos em solo gaúcho. A sugestão foi dada pelo diretor de Eventos da Casa dos Açores do RS, o historiador Amon da Costa. O projeto foi feito de forma voluntária pelo engenheiro Adriano Plentz de Jesus e a obra executada pela Prefeitura de Gravataí.

Após o ato de inauguração no Parcão, que contará com autoridades do Município e do Estado, além de uma comitiva do Governo Regional dos Açores e imprensa portuguesa, será promovida uma confraternização particular na Caergs, com apresentações do Grupo Folclórico e do DTG Província do Quero-Quero.

Continua Depois da Publicidade

Viviane ressalta que a proposta de construção do monumento foi feita não apenas em menção às celebrações de aniversário da entidade e 270 anos do povoamento, mas também para resgatar a história e preservar a memória da cidade. Ela explica que os açorianos estão entre os primeiros povos de Gravataí e que o município, ainda hoje, conta com muitos descendentes de comunidades das ilhas.

Para a presidente da Casa dos Açores, a obra também será uma atração especial para os gravataienses que visitarem o Parcão. Comenta que as pessoas poderão tirar fotos junto à estrutura e interagir com a instituição, através da marcação nas redes sociais e se interessando por conhecer mais a cultura açoriana.

Continua Depois da Publicidade

Viviane frisa que a Caergs está de portas abertas para a comunidade, que pode visitar, participar dos eventos e projetos desenvolvidos. Os dois conjuntos artísticos, por exemplo, de música e dança folclórica e de tradições gaúchas estão sempre disponíveis para novos membros.

A unidade em Gravataí é uma das 16 Casas dos Açores espalhadas pelo mundo. Com o intuito de ampliar ações sobre a história e cultura das nove ilhas, a Casa local e o Governo Regional dos Açores vão assinar, também nesta sexta-feira, a parceria para instalação de 10 novos centros de cultura açoriana no RS. De acordo com Viviane, os municípios contemplados serão: Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Cachoeira do Sul, Alegrete, Arroio Grande, Gramado, Tavares, Jaguarão, São Gabriel e São José do Norte.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Livro sobre lendas açorianas será lançado em Gravataí no dia 26 de abril

Livro sobre lendas açorianas será lançado em Gravataí no…

  Na próxima sexta-feira (26/4), às 19h30, ocorrerá em Gravataí o lançamento do livro “As fantásticas lendas dos Açores”, da escritora…
Com 2,7 mil metros quadrados, Mercado Público será o maior mural de grafite de Gravataí

Com 2,7 mil metros quadrados, Mercado Público será o…

  Com uma área total de 2,7 mil metros quadrados, o Mercado Público de Gravataí será o maior mural de grafite…
Cresce a mobilização em prol da preservação da Casa dos Baptista, em Cachoeirinha

Cresce a mobilização em prol da preservação da Casa…

  “Um diamante no patrimônio histórico do Brasil”. Dessa forma a historiadora Vera Barroso define a Casa dos Baptista, construção de…