• Geral
  • 27 de janeiro de 2023

Nível do Rio Gravataí subiu 25 centímetros nos últimos dias

Nível do Rio Gravataí subiu 25 centímetros nos últimos dias
Continua Depois da Publicidade
Obras e serviços que vem sendo executados na região colaboraram para a elevação de 21 para 46 centímetros. Foto: Cristiano Abreu/Prefeitura de Gravataí

De acordo com a Prefeitura de Gravataí, as soluções apresentadas pela Corsan para evitar o desabastecimento de pelo menos 150 mil pessoas no município estão gerando os primeiros resultados. Conforme o Boletim de Estiagem da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema/RS), o nível do Rio Gravataí subiu 25 centímetros nos últimos dias – de 21 para 46.

Continua Depois da Publicidade

Na manhã de quinta-feira (26/1), o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Gravataí, além da Guarda Florestal do Estado, percorreram o rio em uma nova ação de fiscalização. Os agentes públicos também acompanharam o andamento dos trabalhos para desviar água da Barragem do Incra no Banhado dos Pachecos, em Viamão, pelo Canal do DNOS, e garantir água às populações de Alvorada e Gravataí.

Cinco máquinas realizam a dragagem de um trecho de sete quilômetros do Canal do DNOS entre a barragem e o Rio Gravataí. A execução do serviço já permite uma vazão maior de água, resultando na elevação do nível verificada no rio, no ponto de captação, no Passo dos Negros, em Gravataí. Após a conclusão, que está prevista para os próximos dias, a intervenção garantirá um volume aproximado de 400 litros por segundo.

Continua Depois da Publicidade

Outra medida é a construção de uma contenção no Bairro Mato Alto. A barreira com um metro de altura tem a finalidade de represar a água, que será desviada do Banhado dos Pachecos, e garantir o abastecimento de aproximadamente 40 mil economias. Nesta sexta-feira (27/1) já era possível observar a água quase na altura da contenção erguida com 150 metros cúbicos de pedra.

Com o objetivo de fazer cumprir o Decreto 20.241/2022, que estabelece as diretrizes municipais para a racionalização e combate ao desperdício de água em Gravataí, a Guarda Municipal tem percorrido a cidade, alertando, principalmente, donos de postos de combustível, de revendas e de lavagens de carro. “Até que a Corsan apresente e execute obras definitivas, que resolvam de vez o problema de abastecimento na cidade durante o verão, essa é uma tarefa de todos, tratar a água como o bem mais precioso, com uma atitude cidadã de responsabilidade”, reitera o prefeito.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Cristiano Abreu/Prefeitura de Gravataí

*Com informações da Prefeitura de Gravataí.

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Satélite da Corsan localiza mais de 80 possíveis vazamentos ocultos em Gravataí

Satélite da Corsan localiza mais de 80 possíveis vazamentos…

  Um mapeamento feito pelo satélite, que está sendo utilizado pela Corsan para vistorias na rede de abastecimento de água, apontou…
Içamento de vigas em ponte da Freeway vai bloquear trânsito em Gravataí

Içamento de vigas em ponte da Freeway vai bloquear…

  A partir das 21h desta segunda (1), a CCR ViaSul realiza a operação de içamento de três vigas da ponte…
Abastecimento de água deve ser normalizado na tarde desta quinta-feira em Gravataí

Abastecimento de água deve ser normalizado na tarde desta…

  A falta de energia elétrica provocada pelo temporal da madrugada desta quinta-feira (21), causou oscilações na distribuição de água da…