• Geral
  • 15 de junho de 2020

Nem vereador, nem detento; Antônio é um pai em busca do auxílio emergencial

Nem vereador, nem detento; Antônio é um pai em busca do auxílio emergencial
Continua Depois da Publicidade
Antônio é pai de uma adolescente de 14 anos e duas gêmeas de 10. Foto: Arquivo pessoal

Enquanto o Governo Federal investiga as denúncias de militares, brasileiros que estão no estrangeiro e até detentos que estão recebendo o auxílio emergencial, Antônio Sérgio Audino, de 55 anos, segue lutando para conseguir a ajuda que faz tanta falta. Beneficiário do Bolsa Família, ele é pai de três meninas com quem vive na casa da companheira, no Loteamento Breno Garcia, um conjunto habitacional do modelo Minha Casa Minha Vida, construído para mais de 2 mil famílias que foram retiradas de áreas consideradas de risco no município.

Continua Depois da Publicidade

Corretor de imóveis autônomo, ele já encontrava dificuldades no mercado de trabalho antes mesmo da pandemia. Com a crise causada pelo coronavírus a situação se agravou ainda mais. “Estou fazendo bicos quando posso. Com minhas filhas por casa, sem aula, não posso deixar elas sozinhas. Tenho gêmeas de 10 anos e uma adolescente de 14”, explicou.

“Posso te garantir que a minha renda hoje é zero” afirmou, o pai de família que integra o grupo de risco da covid-19 por conta da hepatite C. A pandemia também afetou o trabalho da companheira, que atua como diarista e viu a demanda por seus serviços cair muito. “Ainda bem que alguns amigos me ajudam com alimentos”, comentou o corretor, que completa 56 anos na próxima quinta-feira (18).

Continua Depois da Publicidade

A situação da família poderia ser amenizada se Antônio estivesse recebendo os R$ 600 do auxílio emergencial. Mas o que deveria ser um alívio virou mais uma dor de cabeça. Ele encaminhou o pedido logo que o programa começou, mas no momento de receber, só estavam disponíveis os R$ 123,00 do Bolsa Família. Ligando para o telefone disponibilizado pelo Governo Federal para informações, Antônio era informado que não havia sido selecionado, mas não era informado sobre o motivo.

Desde então, Audino começou uma saga para conseguir o auxílio.

“Então, muitos dias depois, foi justificado através sistema do Ministério da Cidadania que eu tinha cargo de agente político e tinha salário, e uma pessoa da família já tinha recebido”, contou. De fato, ele foi candidato a vereador em 2016, mas não foi eleito e também não ficou entre os suplentes.

Continua Depois da Publicidade

“Fui na Receita Federal, está tudo certo. Cartório Eleitoral, tudo certo. E na Câmara peguei uma certidão que não ocupo cargo eletivo naquele órgão”, contou. Após todo este trabalho, o sistema apontava que o requerimento estava retido para processamento adicional.

No início deste mês, ligou novamente para o Dataprev e teve outro susto. Agora, Antônio constava como detento. Uma nova jornada teve início, com as certidões criminais federal e estadual em mãos, foi ao Correio, onde recebeu a informação que deveria procurar a Caixa. No banco, a resposta foi que seria com o Dataprev que conseguiria contornar a situação. O protocolo encaminhado tem um prazo de 30 a 60 dias para ser respondido. Enquanto isso, a Antônio e sua família aguardam o reconhecimento do direito ao auxílio que, como diz o nome, tem um caráter de emergência.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Homem mostra órgão genital para atendente de farmácia em Gravataí

Homem mostra órgão genital para atendente de farmácia em…

  Na noite deste domingo (14), uma jovem funcionária de uma farmácia em Gravataí foi alvo de importunação sexual, conforme registrado…
Guarda Municipal de Gravataí aborda trio e apreende pistola e carregadores

Guarda Municipal de Gravataí aborda trio e apreende pistola…

  Três homens foram detidos na madrugada deste domingo (14) pela Guarda Municipal de Gravataí. Conforme o registro policial, os agentes…
Gravataiense é presa transportando quase 15 quilos de maconha na BR-101

Gravataiense é presa transportando quase 15 quilos de maconha…

  Uma mulher de 30 anos, natural de Gravataí, foi presa em flagrante por tráfico de drogas durante uma abordagem da…