“Não podemos conviver calados com esta situação”, diz Zaffalon sobre a falta de luz e água

“Não podemos conviver calados com esta situação”, diz Zaffalon sobre a falta de luz e água
Continua Depois da Publicidade
Foto: PMG/Divulgação

O prefeito de Gravataí Luiz Zaffalon publicou hoje no Facebook da prefeitura uma carta aberta em relação aos acontecimentos pós temporal do início da semana. No texto, o prefeito diz que está revoltado com a lentidão e falta de eficiência apresentada por parte das concessionárias para responder aos problemas que atingem parte da população da cidade.

Continua Depois da Publicidade

Zaffalon reforça que a prefeitura segue fazendo o máximo para resolver o problema dos gravataienses que ainda sofrem as consequências da tempestade, mas que a solução está longe de seu alcance. Segundo o prefeito, seu papel é continuar pressionando as concessionárias que prestam esses serviços à população.

Confira na íntegra a carta do prefeito

Continua Depois da Publicidade

Logo nos primeiros instantes após o terrível temporal, começamos a trabalhar duro. O rastro era desolador: 32 escolas destelhadas, oito unidades de saúde com problemas, a Casa do Bem destruída, asilos e abrigos de menores destelhados, estradas interrompidas, semáforos arrancados pelo vento ou quebrados. Porém, em 24 horas, quase tudo que dependia da Prefeitura estava normalizado: entregamos lonas e telhas, roupas e comida para centenas de famílias. Nossas máquinas e caminhões trabalham ininterruptamente; acolhemos famílias e pessoas que não tinham pra onde ir…

Mesmo para aqueles serviços que não são concessão do município, ou seja, sobre os quais não temos ingerência – energia elétrica, telecom e distribuição de gás –, ainda assim nos mobilizamos junto aos órgãos responsáveis, no sentido de uma melhor resposta. Busquei priorizar com a RGE o Hospital, unidades de saúde e segurança pública, e com a CORSAN, a adução e tratamento de água.

Continua Depois da Publicidade

Passados três dias do evento, mais de 20% da cidade ainda está sem luz, e isto causa, em alguns casos, falta d’água. E tudo o que posso fazer é colocar a estrutura da Prefeitura à disposição para ao menos ajudá-los e protestar. Tenho feito isto e o farei oficialmente às agências reguladoras; não podemos conviver calados com esta situação. Revolta-nos a lentidão com que certas providências são tomadas, especialmente em um momento como este, que afeta uma cidade de quase 300 mil habitantes.

A RGE diz que tem mais de 70 equipes trabalhando em Gravataí, Canoas e Cachoeirinha. Deveriam ter 150, 200? Talvez, mas entendo que um temporal como este ocorre de 15 em 15 anos. Eu moro há 30 anos aqui e nunca tinha visto nada igual. Estruturas de manutenção são dimensionadas no mundo para a média histórica dos problemas. A causa principal é a infraestrutura do Brasil, que é obsoleta e compatível, infelizmente, com um país em desenvolvimento. É o que ainda somos. Todos nós temos que lutar para evoluir.

Continua Depois da Publicidade

Finalmente, quero dizer que entendo a frustração e a revolta de quem teve perdas enormes. Não há como quantificar o prejuízo em sua totalidade. Juntos, vamos, até o limite de nossas forças, trabalhar para melhorar a nossa cidade. Vai passar.

Prefeito de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…
Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar aos seis metros nas próximas horas

Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar…

  A Prefeitura de Gravataí atualizou, no fim da tarde de hoje (2/5), os dados sobre as chuvas que atingem a…