Nando Rocha | A morte de Sylvester Stallone

Nando Rocha | A morte de Sylvester Stallone
Continua Depois da Publicidade
Foto | Reprodução | Divulgação

Me criei assistindo filmes do Rambo, embora o personagem que me marcou mais tenha sido o Falcão, chamando o filho dele de “campeão” e colocando o boné para trás quando a queda de braço encrespava com os adversários. E quem não lembra do Rocky Balboa? Apanhando a luta inteira e vencendo o oponente com um cruzado de direita segundos antes de soar o gongo. Pois bem, para muitos, ele morreu. E a notícia foi compartilhada milhões de vezes nas redes sociais essa semana.

Continua Depois da Publicidade

Virou print para grupões de whatsapp. Viralizou como viralizaram milhares de fakenews diariamente nas redes sociais. Muitas vezes, ao invés da morte de um famoso, é um alerta de segurança, a foto de um suposto assassino que nunca chegou nem perto da arma, um textão falando de uma fraude que nunca existiu. O Facebook chegou a limitar o alcance de páginas jornalísticas, justamente para evitar o popular fakenews.

Porque não basta compartilharmos uma notícia falsa. Há o julgamento no Tribunal mais impiedoso que pode existir: o tribunal das redes sociais. Muitas vezes sequer clicamos para ler e já temos uma opinião definitiva e, invariavelmente, crítica, sobre a notícia, sem considerar que ali pode haver uma vítima que tem filhos, família, uma mãe, um pai, e que, inclusive, podem ter acesso à notícia fake e aos comentários.

Continua Depois da Publicidade

Esses dias havia uma notícia de um senhor com 60 anos e câncer terminal no hospital. O sonho dele era casar. O título da reportagem era “Paciente em estado terminal realiza o sonho e casa-se no hospital”. Alguns comentários na postagem eram desse teor: – A mulher fez o pé de meia! – Baita esperta, casou com um senhor que já tá morrendo! E, na verdade, a mulher nada mais era do que sua esposa há 35 anos.

Eles, apenas, não haviam tido cerimônia de casamento e realizaram esse sonho juntos antes dele partir. Não era uma golpista como alguns sugeriram. Mas só sabia disso quem havia clicado para ler. Disse isso para afirmar que vai piorar. As eleições estão batendo à porta e as campanhas alimentam fakenews difamando adversários, ou mesmo, criando cenários positivos e fictícios para os seus candidatos. Antes de comentar ou compartilhar, clique, leia, procure a fonte. Sylvester Stallone não morreu. Mas talvez haja comentários de algumas pessoas lamentando a sua morte sem clicar para ler. E outros criticando a postagem por saber que a notícia é falsa. Sem clicar para ver que o nosso alerta é, justamente, que se acesse a notícia antes de emitir opinião.

Continua Depois da Publicidade

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Estação Fandangueira será uma das atrações do 36º Aniversário de Glorinha

Estação Fandangueira será uma das atrações do 36º Aniversário…

  No mês de maio, o município de Glorinha completa 36 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura, através da Secretaria…
Identificados mãe e filho moradores de Gravataí que morreram em acidente na BR-290

Identificados mãe e filho moradores de Gravataí que morreram…

  Foi confirmada na tarde desta sexta-feira (19) a identidade de mãe e filho moradores de Gravataí que morreram em um…
Para manter projeto sociocultural, grupo de Gravataí busca apoiadores

Para manter projeto sociocultural, grupo de Gravataí busca apoiadores

  Criada em Gravataí com a proposta de incentivar a formação de bons cidadãos, acesso à cultura e uma visão positiva…