Na Vila Natal, uns cuidam dos outros em prol da segurança

Na Vila Natal, uns cuidam dos outros em prol da segurança
Continua Depois da Publicidade
Foto: Giro de Gravataí/Especial

Quem transita pelas ruas do bairro Vila Natal, em Gravataí, não passa despercebido pelos olhos atentos dos moradores. Uma atitude suspeita do desconhecido, é imediatamente informada no grupo de troca de mensagens da rua. Em segundos, o administrador do grupo leva a informação adiante, para um outro canal, no qual conta com agentes da área de segurança, que imediatamente avisam as viaturas nas imediações. Esse foi o modo e a dinâmica empregada pelos moradores para dar fim aos contantes casos de furto e arrombamento de residências no bairro.

Continua Depois da Publicidade

O projeto Vizinhos Vigilantes foi idealizado pela presidente da Associação Comunitária Moradores da Vila Natal, Jussara Coelho, e foi lançado oficialmente nesta última semana com a presença da comunidade e do comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar de Gravataí, major Luis Felipe Neves. “O projeto já vinha sendo estudado há alguns meses, e com os diversos casos de invasões, roubos e furtos na região, decidimos, depois que assumi a gestão da associação dos moradores, colocar ele efetivamente em ação”, relata Jussara.

Jussara Coelho, 39 anos, é a presidente a Associação e idealizadora do projeto Vizinhos Vigilantes. Foto: Giro de Gravataí/Especial

Placas identificam

Uma caminhada de curta distância no bairro já é possível perceber as placas do projeto colocadas em casas, portões e postes na comunidade. Conforme a presidente, 70 exemplares foram feitos e são comprados pelos moradores no custo de R$ 11,00. O modelo destaca o projeto e serve de informativo com os números de emergência (190) da Brigada Militar (BM) e (181) da Polícia Civil para denúncias anônimas.

Continua Depois da Publicidade
Projeto foi oficializado pelo comandante da BM de Gravataí, major Luis Felipe Neves. Foto: BM/Divulgação

Para o motorista Paulo Roberto, de 65 anos, só o saber da iniciativa já traz uma maior sensação de segurança aos moradores. “Aqui não é um bairro violento. Mas acontecia muitos furtos e roubos. Agora com a comunidade se ajudando, vai ser difícil isso acontecer. Com esses grupos ai, a informação chega rápido o que facilita o trabalho da polícia e ajuda na nossa segurança”, contou ele.

Jussara ainda destaca o empenho da comunidade por mais segurança. “Na reunião de lançamento tivemos, se não me engano, 47 moradores. É um número expressivo para uma reunião de comunidade. Isso mostra a nossa preocupação com a segurança do bairro, mas também foi uma forma de fazer amizade com a vizinhança. Estamos cuidando uns dos outros. É a comunidade se preocupando com a comunidade”, destacou.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Prefeitura inicia força-tarefa contra o descarte irregular de lixo em Gravataí

Prefeitura inicia força-tarefa contra o descarte irregular de lixo…

  A Prefeitura de Gravataí iniciou, no início da semana, ações de limpeza nas extensões da Avenida Marechal Rondon e Rua…
Homem mostra órgão genital para atendente de farmácia em Gravataí

Homem mostra órgão genital para atendente de farmácia em…

  Na noite deste domingo (14), uma jovem funcionária de uma farmácia em Gravataí foi alvo de importunação sexual, conforme registrado…
Guarda Municipal de Gravataí aborda trio e apreende pistola e carregadores

Guarda Municipal de Gravataí aborda trio e apreende pistola…

  Três homens foram detidos na madrugada deste domingo (14) pela Guarda Municipal de Gravataí. Conforme o registro policial, os agentes…