• Geral
  • 14 de dezembro de 2023

Município contrata viagens do barco-escola para alunos conhecerem o Rio Gravataí

Município contrata viagens do barco-escola para alunos conhecerem o Rio Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), o Executivo contratou 50 viagens do barco-escola para 2024, oportunizando que estudantes conheçam o Rio Gravataí e aprendam sobre preservação, complementando o que é ensinado nas escolas. “Precisamos de atividades como essa para mostrar a importância e a necessidade de cuidarmos da nossa cidade e da nossa natureza. Fazendo isso com as crianças, estamos criando adultos conscientes e responsáveis”, afirma o titular da pasta, Diego Moraes, que participou do passeio-aula do Projeto Rio Limpo realizado nesta quinta-feira (14/12).

Continua Depois da Publicidade

A viagem de hoje marcou o encerramento das atividades do Conselho Municipal de Meio Ambiente em 2023. A reunião dos conselheiros ocorreu na Comunidade Lírio dos Vales, em parceria com o Projeto Rio Limpo, que é uma iniciativa da Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí (APN-VG). “O Conselho é da comunidade, aqui desenvolvemos políticas públicas que podem e são implementadas no município. Queremos mostrar o que a comunidade de Gravataí tem feito na questão do meio ambiente, pois estes projetos, estas políticas não podem estar só no papel, precisam estar lá, sendo debatidas e colocadas em prática”, explicou o presidente do Conselho, José Alberto Cariolatto Pinheiro, durante o evento.

Com 1h30 de duração, a viagem percorre a Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, a maior unidade de conservação do Rio Grande do Sul, segundo o coordenador do Projeto Rio Limpo, o geólogo Sérgio Cardoso. Na aula, Sérgio destacou que, conforme Gravataí cresce, o rio precisa ser levado em consideração. “Devemos enxergar o planejamento das cidades como uma forma de proteção dos recursos hídricos. A questão da falta de água é uma questão de planejamento, de fazer a coisa certa na hora certa”, frisa.

Continua Depois da Publicidade

O geólogo também ressaltou que aproximadamente 1 milhão de pessoas dependem da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí e que a fama de ser um dos mais poluídos do Brasil não procede. Ele aponta que 30% do rio é poluído, enquanto 70% de toda a sua extensão está em boas condições.

*Com informações e fotos da Prefeitura de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Içamento de vigas em ponte da Freeway vai bloquear trânsito em Gravataí

Içamento de vigas em ponte da Freeway vai bloquear…

  A partir das 21h desta segunda (1), a CCR ViaSul realiza a operação de içamento de três vigas da ponte…
Programação em Cachoeirinha vai destacar importância do consumo consciente de água

Programação em Cachoeirinha vai destacar importância do consumo consciente…

  A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cachoeirinha (SMMAS) realiza, de 18 a 23 de março, uma programação com o…
Cresce a mobilização em prol da preservação da Casa dos Baptista, em Cachoeirinha

Cresce a mobilização em prol da preservação da Casa…

  “Um diamante no patrimônio histórico do Brasil”. Dessa forma a historiadora Vera Barroso define a Casa dos Baptista, construção de…