MP denuncia vereador de Gravataí e pede a cassação do mandato por esquema de ‘rachadinha’ na Câmara

MP denuncia vereador de Gravataí e pede a cassação do mandato por esquema de ‘rachadinha’ na Câmara
Continua Depois da Publicidade

Atualização: A reportagem do Giro de Gravataí havia retirado na primeira atualização o nome do vereador, sendo reinserido nesta nova atualização. 

Continua Depois da Publicidade

Matéria atualizada 16h57 – O Ministério Público (MP) denunciou nesta sexta-feira (18) um vereador de Gravataí e outras quatro pessoas pelo esquema de ‘rachadinha’ na Câmara. A denúncia foi oferecida pelos promotora Ana Carolina de Quadros Azambuja e o promotor Roberto José Taborda Masiero, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Núcleo Região Metropolitana e Litoral.

Conforme informações obtidas pela reportagem do Giro de Gravataí, trata-se de Clebes Mendes. A investigação do núcleo iniciou a partir de uma denúncia de que o vereador mantinha facilidades inerentes ao exercício de sua função na Administração Pública, exigindo também de servidores o repasse de valor para que pudessem serem mantidos nos cargos que ocupavam. Além disso, segundo o MP, existem provas por uma das vítimas de comprovantes de depósitos bancários. Dentre os investigados está o filho do vereador e um assessor, que supostamente fariam a arrecadação do valores.

Continua Depois da Publicidade

Juntamente com a denúncia, o Ministério Público representou ao Poder Judiciário pela suspensão do exercício da função pública do vereador investigado. Para os promotores, há evidente relação entre as práticas criminosas apuradas e a função pública exercida. E, permanecendo no cargo, o político poderá se prevalecer dessa condição para continuar praticando as mesmas infrações penais. “Entendemos que a permanência dele no exercício da função que propiciou os delitos é de inegável risco, além de perniciosa do ponto de vista não só criminal, mas também moral”, descrevem os promotores.

O Ministério Público (MP) também requereu a remessa de cópia do expediente à Presidência da Câmara Municipal de Gravataí, para adoção das providências que lá se entender cabíveis em relação às condutas praticadas pelos envolvidos. A reportagem entrou em contato com o vereador. Assessoria jurídica informou que desconhece qualquer notificação judicial referente as denúncias e que ficou sabendo do caso através da imprensa.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Ambev pausa a fabricação de cerveja para envasar água potável no RS

Ambev pausa a fabricação de cerveja para envasar água…

  A gigante do setor de bebidas, Ambev, anunciou a interrupção temporária na produção de cerveja em sua fábrica sediada em…
Rio Gravataí registra declínio gradual e baixa para 6,15m

Rio Gravataí registra declínio gradual e baixa para 6,15m

  Um novo boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (08), divulgado pela Agência Nacional de Águas mostra que o nível do…
GM em Gravataí mantém produção suspensa por conta das chuvas no RS

GM em Gravataí mantém produção suspensa por conta das…

  A General Motors informou que a produção na fábrica de Gravataí, RS, está temporariamente suspensa, afetando a montagem dos modelos…