Motorista de aplicativo preso por estupro em Gravataí já responde pelo mesmo crime

Motorista de aplicativo preso por estupro em Gravataí já responde pelo mesmo crime
Continua Depois da Publicidade
Se condenado pelos dois crimes, sua pena pode chegar à vinte anos de reclusão. Foto: Polícia Civil/Divulgação

Uma jovem precisa ir ao Centro de Gravataí e solicita no aplicativo 99POP uma corrida. Minutos depois encosta o veículo apontado pelo aplicativo. A jovem embarca no carro e segue para o destino que havia registrado. Durante a corrida, o motorista começa a elogiar a passageira e a propõe uma renda extra para uma sessão de fotos que seriam utilizadas em campanhas publicitárias de uma revista. Aceitando ou não, o condutor sai da rota, leva a passageira para um motel, e sem o consentimento, força a vítima a manter relações sexuais.

Continua Depois da Publicidade

Esse foi o resumo da dinâmica empregada pelo motorista de aplicativo de 46 anos, preso preventivamente nesta última sexta-feira (27), acusado de estuprar uma passageira de 18 anos durante uma corrida. Conforme a investigação, o caso veio à tona após a jovem registrar uma ocorrência dos momentos de aflição que passou nas mãos do acusado. O caso teria ocorrido no dia primeiro de agosto, e desde então, policiais civis da Delegacia da Mulher de Gravataí vinham investigando o acusado.

Delegado Eduardo do Amaral – Foto: Giro de Gravataí/Especial

Preso pelo mesmo crime em 2017

O suspeito já responde pelo mesmo crime em 2017, também ocorrido em Gravataí. De acordo com o delegado Eduardo do Amaral, titular da Delegacia de Homicídios, mas que responde também pela Delegacia da Mulher, na época ele não era motorista de aplicativos, mas teria praticado o estupro no mesmo ‘modus operandi’.

Continua Depois da Publicidade

“Conforme o inquérito de 2017, ele atraiu a vítima com a falsa proposta de fotos para uma campanha, depois levou para um motel e a estuprou. Ele foi preso, mas foi solto pela justiça e responde pelo crime em liberdade. Desta vez foi preso preventivamente. O inquérito foi remetido e ele deve permanecer preso até sair a condenação de um dos crimes”, contou Amaral.

Informalmente, o suspeito confessou os atos sexuais, mas negou ter sido feito sem o consentimento das vítimas. Se condenado pelos dois crimes, sua pena pode chegar à 20 anos de reclusão. A reportagem do Giro de Gravataí questionou a empresa 99 sobre o cadastro do motorista. Em nota, a empresa respondeu.

Continua Depois da Publicidade

Nota

A 99 lamenta profundamente e informa que recebeu de uma passageira a grave denúncia envolvendo um motorista da plataforma. De acordo com ela, o caso ocorreu no dia 1 de agosto de 2019, em Gravataí (RS).

Segundo o relato, a vítima solicitou uma primeira corrida pela 99, que foi realizada normalmente. Depois disso, um novo percurso teria sido feito com o mesmo condutor, sem o intermédio do aplicativo. A empresa identificou a primeira corrida, mas não tem registro do segundo percurso.

Continua Depois da Publicidade

Após o recebimento da denúncia, o motorista foi bloqueado imediatamente da plataforma.

A 99 se solidariza com a vítima e fez contato com a família para prestar apoio. A empresa está disponível para colaborar com as investigações da polícia.

Continua Depois da Publicidade

Em relação aos antecedentes criminais, a 99 esclarece que analisa o histórico público dos motoristas a partir de documentos como CPF, CNH e licenciamento. Por meio destes documentos, consultamos antecedentes no momento do cadastro ao verificar mais de 40 fontes públicas, como Banco Nacional de Mandado de prisão, Receita Federal e o Tribunal de Justiça dos municípios. Isso significa que a própria 99 faz o levantamento com base nos bancos de dados públicos disponíveis.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Paróquias do Vicariato de Gravataí arrecadam doações para vítimas das enchentes no RS

Paróquias do Vicariato de Gravataí arrecadam doações para vítimas…

  Em parceria com o Cáritas Arquidiocesano, o Vicariato de Gravataí realiza uma campanha de arrecadação de alimentos e materiais de…
Escola Olenca Valente e CTG Aldeia dos Anjos recebem desabrigados em Gravataí

Escola Olenca Valente e CTG Aldeia dos Anjos recebem…

  Enquanto em alguns pontos da cidade, o volume de água baixou, em outros os alagamentos ainda são motivo de apreensão…
Vila Rica é uma das mais impactadas pela chuva Gravataí; confira fotos do local

Vila Rica é uma das mais impactadas pela chuva…

  Na tarde desta sexta-feira (3/5), o Giro de Gravataí esteve na Vila Rica, um dos bairros atingidos de forma mais…