Morrostock Circula Gravataí conecta artistas da cidade com a galáxia cultural

Morrostock Circula Gravataí conecta artistas da cidade com a galáxia cultural
Continua Depois da Publicidade
Foto: Reprodução/Divulgação

Durante a pandemia, o Festival Morrostock se viu obrigado a fechar as portas das suas edições presenciais depois de 14 anos de edições ininterruptas. O evento de arte, música e sustentabilidade, um dos mais importantes do sul do Brasil, teve que mergulhar nas possibilidades de reinvenção no mundo virtual. 

Continua Depois da Publicidade

Colocando a vida em primeiro lugar, o festival buscou a oportunidade da Lei Aldir Blanc para fomentar as cenas criativas do Rio Grande do Sul, mobilizando agentes culturais e criando ferramentas possíveis para o desenvolvimento da economia criativa do setor cultural, mesmo em tempos de isolamento social. 

Assim nasceu o projeto Morrostock Circula Gravataí, que vai apresentar a novíssima cena da cidade em uma live que acontece no dia 28 de Maio às 19h nas redes do Festival. Integram o evento as bandas Sure, Rosa Negra, Nick Dilla e Oroboro, o circense Hivyn Machado e a poeta Juliana da Rosa.

Continua Depois da Publicidade

Para o realizador do Morrostock, Paulo Zé Barcellos, esta mobilização em defesa da sobrevivência do setor cultural também refletiu em união. “Bandas, musicistas, técnicos, produtores de shows, festivais e artistas estão vivendo anos atípicos, em que lutamos contra uma pandemia e construímos a esperança em forma de fomento através da Lei Aldir Blanc, que proporcionou não só a execução de projetos culturais diversos, como a mobilização por completo da cadeia produtiva cultural”, declara. 

Paulo lembra que a ação do Circula integra uma jornada do Festival de ações digitais de base em diferentes regiões do RS, que culminará em 2022 na próxima edição presencial do Festival Morrostock após vacina para todas e todos. “Assim sonhamos e para isso neste momento praticamos ao máximo o isolamento social e os protocolos em defesa da vida”, finaliza.

Continua Depois da Publicidade

Em Gravataí, a experiência do Festival Morrostock somam forças com a produção local para promover um novo projeto impactante e diverso, que gerou a gravação e filmagem profissional de apresentações da cena artística do município, que agora irão se conectar com toda a galáxia e circular pela rede mundial de computadores.

Durante a live de lançamento do Morrostock Circula Gravataí, o mundo vai conhecer toda a diversidade Gravataiense, com o rap da cantora e compositora Rosa Negra, o rock and roll clássico da banda Oroboro, os traps do MC Nick Dilla, a mistura regueira de sons da banda Sure, a arte circense de Hivyn Machado e a escrita potente da poeta Juliana da Rosa. Este projeto faz parte do Edital Fazeres e Saberes de Gravataí e foi contemplado e financiado com recursos da Lei Federal 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc em Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…
Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS em decorrência das enchentes

Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS…

  A Defesa Civil do RS divulgou na manhã desta segunda-feira (13) uma lista atualizada do número de pessoas desaparecidas no…
Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em Gravataí

Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que  continuam suspensas as aulas de 13 a…