Moradores revivem o passado de Gravataí e Cachoeirinha em grupo de rede social

Moradores revivem o passado de Gravataí e Cachoeirinha em grupo de rede social
Continua Depois da Publicidade
Fotos da cidade, de políticos influentes da época, das casas de shows, são alguns dos arquivos encontrados no grupo do Facebook. Foto: Giro de Gravataí/Especial

Você já deve ter notado ou percebido diversas fotos antigas de Gravataí circulando nas últimas semanas no Facebook. Foi depois da criação de um grupo que usuários começaram a reviver os momentos, figuras e locais de um tempo que ficou no passado. O grupo, chamado “Gravataí foi assim…” já ultrapassa os 4 mil membros e revive as memórias das noites de Gravataí com fotos e publicações dos próprios membros.

Continua Depois da Publicidade

“Quem já dançou na discoteca Zum-Zum?, “Quem estudou no colégio Santa Rita quando ele era particular?” ou então “Quem nunca curtiu um show no Asa Branca?”.“Quem aqui lembra do El Pico?” “Quem foi ver Charlie Brown no Enigma?”; estas são algumas das frases que envolveram o grupo nos últimos dias, ocasionando uma verdadeira enxurrada de fotos e recortes que foram compartilhados pelos usuários, com repercussão fora do próprio grupo, lotando o Feed de notícias dos moradores do Vale do Gravataí.

Passado que marca o Paulinho  

Paulo Sérgio Rocha relembra, através do grupo, os eventos da cidade. Foto: Arquivo/Pessoal

Paulo Sérgio Rocha, o “Paulinho Showza” – gravataiense raiz, e membro do grupo, destacou a importância da comunidade, e se diz emocionado quando relembra do seu passado através das publicações. “Vai ficar eternizado estas épocas. Saíamos em turmas e íamos de um lugar ao outro caminhando. Eu morava na 79 e ia até o Clube Asa Branca, lá pelas bandas da 67, tudo isso na madrugada. Obvio que as coisas mudaram, a insegurança, a facilidade de antigamente, mas a galera de hoje nunca vai saber o que foi esse nosso tempo.

Continua Depois da Publicidade

Eu fico realmente emocionado e chego a chorar quando vejo as fotos que marcaram minha juventude. O grupo é muito importante, ele resgata muitas coisas felizes, mas que estavam esquecidas, coisas que eu, como cidadão de Gravataí, não lembrava. Vi fotos da região da parada 72, na qual morei por 14 anos, muitas fotos do Asa Branca, que foi o meu chão, já dancei muito lá. É um grupo que realmente mexeu com todos nós”, destacou Paulinho.

DJ Batata nas Pick Ups 

Luis Roberto Souza dos Reis, empresário de 50 anos e responsável pela criação do grupo. No entanto, o nome dificulta a identificação, a não ser que ele – proprietário de uma empresa de sonorização, seja chamado pelo apelido; DJ Batata – figura notória nas casas de shows da cidade. É ele o administrador do grupo que mantém viva as histórias das noites de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

“Já vamos deixando o Roberto de lado e trazendo aqui o DJ Batata. Eu nasci na Capital, mas me criei em Gravataí. Morava na rua ao lado do Clube Veterano, mas foi na saudosa Stylus Clube que me tornei DJ, com o apoio do meu amigo, o DJ Saroba. Depois sim virei residente no Veterano, lá na década de 90.

Luis Roberto Souza dos Reis foi, o DJ Batata foi o criado do grupo. Foto: Arquivo/Pessoal

Estudei em escolas da região, como o Tuiuti, Charão, Josefina, Dom Feliciano. Depois virei empresário, mas mantive contato com muita gente daquela época, e assim fui construindo uma ideia, pois todas as vezes que encontrava alguém nós nos recordávamos “Ah, mas tu lembra da pizzaria do fulano.. Tu lembra do clube tal..” e assim foi indo”, conta o DJ.

Continua Depois da Publicidade

Ele também relata como foi a criação do grupo e o que isso representa para a cidade, já que as fotos antigas e as brincadeiras de relembrar o passado viralizaram na web. “Há cerca de 15 dias criei o grupo com o proposito de reunir as pessoas, relembrar o passado através de fotos, relembrar as coisas boas, locais da cidade, encontros, formaturas, professores da época, emfim.

Desde que criei o grupo no meu Facebook não tinha noção do que isso poderia impactar na cidade. Hoje já estamos ultrapassamos os 4 mil membros, sabendo que iniciamos com um pouco mais de 300. Eu tenho a total certeza de que a missão e o propósito do grupo foram cumpridos. As pessoas se reencontrando, lembrando tudo o que passaram, isso é impagável. Dois amigos que não se viam há mais de trinta anos voltaram a se comunicar, e tudo isso graças a essa união, ao nosso grupo. Estou realmente feliz”, finalizou DJ Batata que em breve estará organizando um encontro com os integrantes do grupo.

Continua Depois da Publicidade

Para saber 

A noite de Gravataí lidera a interatividade do grupo. Usuários resgatam fotos antigas do Enigma, El Pico, da discoteca Zum-Zum, o aniversário do Mingau, os bailões no Asa Branca e Clube Veterano. O grupo também busca personagens que fizeram história, entre elas uma que pedalava pela ERS-118, o travesti conhecido como “Pitanga”.

Professores da época, benzedeiras, políticos entre outros. Os eventos também não ficavam para trás. O grupo conta com fotos da inauguração da antiga Icotron, as corridas de carros na cidade e os desfiles cívicos. A comunidade é pública. Você pode participar (clicando aqui).

Estúdio 59 também faz parte da vida noturna das cidades. Foto: Grupo Gravataí foi assim…
O Enigma é até hoje lembrado pelos baladeiros da Região Metropolitana. Foto: Márcio Pires/Arquivo pessoal cedido

 

Foto: Márcio Pires/Arquivo pessoal cedido
Um dos pontos mais conhecidos de Gravataí. O El Pico. Foto: Arquivo/Grupo Gravataí foi assim…
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

CTG de Gravataí promove baile com Estação Fandangueira e Cavaleiros da Vanera

CTG de Gravataí promove baile com Estação Fandangueira e…

  Na véspera do Dia dos Mães, o CTG Aldeia dos Anjos realiza um grande baile em Gravataí com os grupos…
Cachoeirinha recebe programa de cinema itinerante gratuito em maio

Cachoeirinha recebe programa de cinema itinerante gratuito em maio

  Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar,…
Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda neste ano

Policiais do RS passarão a utilizar câmeras corporais ainda…

  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul têm a expectativa de que as forças policiais comecem…