- Especial
- 19 de agosto de 2022
Moradores em Gravataí estão sem luz há quase quatro dias
Moradores de Gravataí sofrem os reflexos do temporal que causou destruição na cidade na última segunda-feira (15). Em muitos pontos a energia elétrica já foi reestabelecida, o que não é o caso da região do Rincão da Madalena, um dos bairros mais castigados. Moradores da comunidade ainda não conseguiram voltar à rotina.
Muitos até deixaram suas residências e foram para a casa de parentes. Além da higiene, a falta de local para condicionar alimentos também preocupa os moradores do bairro. Alimentos que estavam armazenados em geladeiras já estragaram e precisaram ir para o lixo. O desperdício, além de doer no bolso, também pesa para a comunidade, considerada carente.
Moradora da Rua Silva Chaves, a dona de casa Bruna Rodrigues, de 27 anos, relata a dificuldade das mães em voltar à rotina. “Tem vizinhos que tem bebê de meses, a minha irmã tem de um ano, todos nessa faixa etária, tem idosos nessa minha rua. Tinha um fio caído na esquina, e a RGE colocou ele para cima, mas desde então não temos luz”, destacou ela, relatando também que o bairro foi um dos mais afetados.
Moradores de outras ruas do Rincão também atestam a falta de energia. Bruna destaca. “O. Rincão foi bem devastado e como aqui e uma área mais pobre não conseguimos ajuda. A RGE vem, passa aqui mas não resolve nada. Para tomar banho estamos indo na casa de conhecidos”, relata ela.
Em um grupo de WhatsApp do bairro os moradores relatam a desistência em ligar para a RGE, que inicialmente dava previsões de retorno. A concessionária afirma, por meio de nota, que possui cinco mil trabalhadores atuando na Região Metropolitana. A última atualização, na manhã de ontem (18), era de que 55 mil clientes da empresa ainda estavam sem luz, a maioria em Canoas, seguida por Gravataí.