• Geral
  • 7 de outubro de 2020

Moradora de Gravataí recebe sementes misteriosas que são entregues em todo o Brasil

Moradora de Gravataí recebe sementes misteriosas que são entregues em todo o Brasil
Continua Depois da Publicidade

 

Ministério da Agricultura orienta que órgãos sejam acionados em caso de recebimento das sementes sem o pedido dos clientes. Foto: Divulgação

Recentemente uma onda de ‘recebidos’ vem chamando a atenção, despertando a curiosidade dos destinatários, mas também deixando em alerta o Ministério da Agricultura. Sementes são enviadas de forma aleatória e chegam por encomenda na casa dos brasileiros. Em poucos dias o assunto havia se tornado viral e muitas teses sobre as sementes foram levantadas, incluindo até mesmo uma forma de infecção em massa pelo coronavírus, já que muitos registros apontam para remetentes asiáticos.

Continua Depois da Publicidade

Desde então, o governo federal tem alertado sobre o recebimento do conteúdo e pediu para que as sementes fossem entregues aos órgãos competentes. Em um estudo divulgado na última semana, o Ministério localizou 258 pacotes de sementes não solicitadas, que foram enviados a moradores de 24 estados mais o Distrito Federal. Além disso, em algumas sementes foram identificadas a presença de ácaros e demais bactérias.

Em Gravataí, a moradora Daniela Santos, de 44 anos, ficou surpresa ao receber em seu endereço as tais sementes misteriosas. “Fui abrir a embalagem e me deparei com um ‘pacotinho’ embrulhado em papel bolha. Poucos dias antes, eu havia lido sobre o que estava acontecendo, então estava a par da situação, mas mesmo assim, fiquei muito surpresa.”, contou à reportagem do R7.

Continua Depois da Publicidade

Entretanto, o governo federal suspeita que por trás do envio das sementes esteja o “brushing” – uma fraude criada por lojas virtuais para alavancar sua reputação a partir de falsas avaliações. A estratégia permite que o vendedor simule a venda de seus produtos, melhorando também o desempenho do negócio. Mesmo que não seja proibido, especialistas ouvidos por diferentes veículos de comunicação de âmbito nacional alertam para o conteúdo, enquadrado como tóxico e sem nenhum controle de qualidade.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o município de Alvorada

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o…

  Uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e o CTG Aldeia dos Anjos possibilitou a destinação de roupas para o município…
Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…
Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…