Monumento Açoriano de Gravataí é inaugurado no Parcão

Monumento Açoriano de Gravataí é inaugurado no Parcão
Continua Depois da Publicidade
Projeto foi elaborado em comemoração aos 270 anos do povoamento açoriano no estado e às duas décadas de fundação da Caergs. Foto: Reprodução/Facebook

No final da tarde de ontem (24/3), foi inaugurado o Monumento Açoriano de Gravataí, no Parcão. A obra foi construída em comemoração às duas décadas de história da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul (Caergs) e aos 270 anos do povoamento açoriano em terras gaúchas.

Continua Depois da Publicidade

A estrutura representa a fachada de uma residência ao estilo de arquitetura açoriana. O projeto foi elaborado de forma voluntária pelo engenheiro Adriano Plentz de Jesus e a execução foi da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos.

Além de representantes da Caergs, entre os quais, a presidente Viviane Peixoto Hunter e conselheiro da Diáspora Açoriana no RS, Régis Albino Marques, prestigiaram a solenidade o prefeito Luiz Zaffalon, vereadores e secretários municipais, além da secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro (representando o Governo dos Açores).

Continua Depois da Publicidade

“A Caergs está de parabéns e merece reconhecimento pelo seu trabalho, que é manter viva esta cultura. Mais que preservar a memória deste povo, que literalmente edificou parte da história de Gravataí, a novidade se transformará em um importante espaço cultural para a reunião de pessoas e registros fotográficos”, destaca o prefeito.

Foto: Reprodução/Facebook

Cidades-irmãs

Continua Depois da Publicidade

Além da celebração da chegada do povo açoriano ao Estado, o monumento é alusivo ao fato de Gravataí e Horta, cidade na ilha do Faial, em Portugal serem, hoje, cidades-irmãs. Em março do ano passado, Gravataí recebeu o presidente da Câmara de Horta, na Casa dos Açores, que assinou o protocolo de geminação entre as cidades. Em maio deste ano, o prefeito Luiz Zaffalon irá assinar o documento em terras portuguesas.

No Brasil, há cinco Casas dos Açores, localizadas em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Espírito Santo e no Rio Grande do Sul. A Caergs, fundada em 2003, é patrimônio histórico de Gravataí e fica na Rua Adolfo Inácio Barcelos, 938, no Centro.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da Prefeitura de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Sarau na Casa dos Açores vai homenagear os professores em Gravataí

Sarau na Casa dos Açores vai homenagear os professores…

No Dia dos Professores, 15 de outubro, nada mais justo do que uma homenagem a estes profissionais com papel tão importante…